A seleção nacional masculina de pólo aquático venceu, pelo segundo ano consecutivo, o Torneio das Seis Nações, que este domingo terminou em Brno, Republica Checa, ao empatar com a Dinamarca 10-10.
Corpo do artigo
Depois de ter somado quatro vitórias frente à Suíça (13-6), Suécia (14-8), Irlanda (16-2) e República Checa (7-4), a equipa das quinas conseguiu um empate no derradeiro jogo frente aos dinamarqueses, num jogo em que esteve sempre a perder, mas que conseguiu empatar ao marcar no ultimo minuto do quarto período.
Com o empate de hoje, Portugal somou os mesmos pontos que a Dinamarca, nove, mas beneficiou do "goal-average": mais de 20 golos para a seleção das quinas contra mais 11 dos dinamarqueses.
Desta forma Portugal soma a sua terceira medalha de ouro no Torneio das Seis Nações, depois das alcançadas em Genebra2008, Lisboa2011 e agora Brno2012, juntando à medalha de prata conquistada em Estocolmo2010.
"A vitória neste Torneio é excelente, conseguida com um nível de coesão invulgarmente superior ao normal, através de espírito coletivo .Repetir o êxito é uma sensação muito boa. Tínhamos como objetivo testar o nível de atuação da seleção. A equipa esteve muito bem, com postura extremamente competitiva,", disse o selecionador nacional Lajos Lorincz, em declarações ao sítio oficial da Federação Portuguesa de Natação.
Já o capitão de Portugal, Tiago Costa, queis partilhar este triunfo "com todos os adeptos, as dezenas de clubes, as centenas de atletas, masculinos e femininos do polo aquático português".
"Agradecemos o enorme apoio que nos transmitiram. A nossa ambição leva-nos a querer ainda mais conquistas nos próximos anos", frisou Tiago Costa.
No jogo para atribuição do título, cujos parciais foram 1-3, 3-1, 0-3, 5-2, jogaram e marcaram por Portugal: Mykola Yanochko, Jorge Lopes, Pedro Sousa, Tiago Costa, Evghenii Trubetcoi, Gonçalo Abrunhosa, Dumitru Sobetchi (1), João Leite (1), Diogo Sousa (2), Ricardo Sousa, Rui Moreira (5), António Cerqueira, Maxim Secrieru, Tiago Paraty e Hélder Frei.