Portugal vence Turquia e mantém esperanças de apuramento para Europeu de voleibol
Portugal venceu, este domingo, a Turquia, por 3-2, na última partida da "poule" A de qualificação para o Campeonato da Europa de voleibol de 2013, decidida apenas na "negra".
Corpo do artigo
Com este triunfo, a equipa portuguesa terminou esta primeira fase de apuramento no segundo lugar, com quatro pontos, uma posição que ainda dá aos lusos esperanças de qualificação.
Depois desta ronda, a Bielorrússia lidera as contas com nove pontos, seguida de Portugal, com quatro, Grã-Bretanha, com dois, e Turquia, sem qualquer ponto.
A qualificação prossegue entre 14 e 16 de Setembro, na Turquia, onde estas seleções voltam a defrontar-se. O primeiro classificado tem apuramento direto para o campeonato da Europa, enquanto que o segundo classificado terá de disputar um "play-off".
Nesta partida frente à Turquia, a formação lusa entrou bem, mostrando concentração e, sobretudo, acerto no capítulo do remate, conseguindo amealhar uma vantagem interessante, com Alexandre Ferreira em destaque ao apontar sete pontos.
Os turcos ainda conseguiram recuperar na parte final do parcial, empatando a 20-20, mas Portugal soube tirar partido de algum nervosismo do adversário, nos derradeiros momentos, para vencer o primeiro duelo.
No segundo "set", a Turquia equilibrou a partida, tirou partido de alguns erros da seleção portuguesa para manter o marcador sempre muito igual.
A equipa nacional, não tão eficaz na rede, acabou por quebrar na fase final, deixando que o oponente fizesse uma série de pontos sucessivos e restabelecesse a igualdade.
Portugal entrou para o terceiro parcial mais expectante, dando aos turcos a iniciativa de jogo, mas paulatinamente foi recuperando o controlo, com João José a destacar-se apontando oito pontos.
A fase final deste "set" foi emocionante. Portugal esteve a um ponto de perder, mas encetou uma recuperação notável nos derradeiros instantes, recuperando para uma vitória por 27-25.
Esperava-se que os lusos dessem sequência ao bom estado anímico no quatro parcial, mas acabou por ser a Turquia a responder da melhor forma, dominando todo o "set" até à vitória por 22-25, levando o jogo ser decidido na "negra".
No decisivo parcial, Portugal surgiu com garra, explorou bem as quebras de rendimento do adversário, e com ponta-final fulgurante conseguiu a vitória no desafio.
Antes deste jogo, a Bielorrússia tinha vencido a Grã-Bretanha por 3-1, seguindo como a seleção favorita para a qualificação.
Jogo no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde. Portugal - Turquia, 3-2 (25-23, 20-25, 27-25, 22-25 e 15-13).
Equipas: Portugal: Alexandre Ferreira, Ivo Casas, Tiago Violas, Valdir Sequeira, Rui Santos e André Lopes. Jogaram ainda: João José, João Coelho, Marcel Gil, Miguel Rodrigues, Marco Ferreira. Treinador: Flavio Gulinelli.
Turquia: Kyak, Pezuk, Subsai, Yucel, Batur, Kilic. Jogaram ainda: Dunge, Gok, Keskin e Gokgoz. Treinador: Veljko Basic.
Árbitros: Cor Van Gompel (Holanda) e Roberto Boris (Itália).