Portugal derrotou a Ucrânia (2-0), num encontro de preparação para o Campeonato do Mundo, disputado no Estádio do Bessa. O jogo representou um recorde no futebol feminino nacional, uma vez que estiveram presentes 20.123 espectadores, uma marca nunca antes registada e que se traduz na maior assistência de sempre.
Corpo do artigo
Nos minutos iniciais ficou bem patente a diferença entre as duas equipas, com Portugal a entrar muito mais forte do que o adversário. As ucranianas iam aguentando as investidas portuguesas, mas a superioridade de ritmo luso causava muitos problemas à defesa da Ucrânia.
Aos 19 minutos, Jéssica Silva, claramente a melhor jogadora em campo, abriu o marcador, aproveitando um deslize de uma jogadora adversária. Mais tarde, no último minuto de descontos da primeira parte, bisou, num lance onde mostrou capacidade de choque e frieza a finalizar.
Após o descanso, a toada manteve-se e Portugal foi conseguindo chegar, cada vez mais, à área ucraniana. Jéssica Silva ia encantando a plateia, que encheu o Bessa, com pormenores deliciosos, mas o resultado manteve-se igual até final, apesar das muitas investidas portuguesas em direção à baliza contrária.
Recorde-se que as Navegadoras vão disputar o Mundial, que se realiza na Nova Zelândia e na Austrália, entre 20 de julho e 20 de agosto. Portugal vai competir no Grupo E e defronta os vice-campeões Países Baixos (23 de julho), o Vietname (27), e as campeãs mundiais dos Estados Unidos (1 de agosto).