Presença da seleção portuguesa no evento, que vai decorrer nas Filipinas, foi confirmada esta terça-feira pela Federação Internacional.
Corpo do artigo
Portugal vai participar pela terceira vez no Campeonato do Mundo de voleibol, a disputar entre 12 e 28 de setembro de 2025, nas Filipinas, depois de 1956 e 2002, confirmou a Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
A seleção nacional é a nona entre as 15 apuradas por ranking, juntando-se à anfitriã Filipinas e à campeã do mundo Itália e às três primeiras de cada um dos campeonatos continentais, num total de 15, em função do alargamento da competição, de 24 para 32 seleções.
A primeira fase vai ser disputada por oito grupos de quatro seleções, com os dois primeiros a avançarem para os oitavos de final.
"Voltar a estar em mais uma fase final, desta vez do Campeonato do Mundo, é mais uma oportunidade para trabalharmos e competirmos com os melhores, no sentido de continuar a desenvolver e consolidar a nossa posição no voleibol internacional", afirmou o selecionador João José, citado pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).
Na estreia num Mundial, Portugal foi 15.º no Campeonato do Mundo de 1956, em França, melhorando, depois, em 2002, na Argentina, para o oitavo posto.
A 21.ª edição do Mundial de voleibol vai ser disputada em duas cidades filipinas, entre 12 e 28 de setembro de 2025, mediante o resultado do sorteio marcado para o próximo dia 14, em Manila.