Joaquim Milheiro, selecionador nacional, deverá regressar à fórmula inicial no embate com a Noruega desta quinta-feira (17 horas), a contar para as meias-finais do Campeonato da Europa de sub-19, que se disputa em Malta.
Corpo do artigo
Depois da autêntica revolução no onze inicial operada no último encontro da fase de grupos, precisamente frente à seleção anfitriã, num jogo que não teria qualquer influência na classificação das duas seleções – Portugal já tinha ganho o Grupo A e Malta não poderia sair do último lugar –, Joaquim Milheiro deve fazer regressar os jogadores mais utilizados até aqui no torneio.
A baliza será defendida por Gonçalo Ribeiro, que rende Diogo Pinto, com o setor recuado a ser formado por Gonçalo Esteves, António Ribeiro, Gabriel Brás e Martim Marques. No meio-campo, Nuno Félix e Gustavo Sá dão suporte a um ataque que contará com Carlos Borges, Samuel Justo, Hugo Félix e Rodrigo Ribeiro.
Na antevisão que fez ao encontro, o selecionador nacional avisou que para “desmontar o bloco compacto da Noruega”, Portugal terá de mostrar “uma grande dinâmica e aproveitar todas as oportunidades, por pequenas que elas sejam”.
Os nórdicos, que chegam pela primeira vez às meias-finais de um Europeu sub-19, foram segundos classificados no Grupo B, atrás da Espanha, com quem empataram a zero na última jornada da 'poule'. Antes, tinham ganho à Grécia (5-4) e empatado com a Islândia (1-1). A seleção norueguesa é orientada pelo português Luís Pimenta, que ocupa o cargo desde 2020.