A nacionalidade portuguesa é a mais comum, entre os jogadores que compõem os onzes iniciais do Benfica e do F. C. Porto. Argentina é o segundo país mais representado, entre as duas equipas.
Corpo do artigo
O clássico entre o Benfica e o F. C. Porto, marcado para a sexta-feira, às 20.15 horas, no Estádio da Luz, deverá contar com uma forte presença de jogadores de nacionalidade portuguesa nos onzes iniciais escolhidos por Roger Schmidt e Sérgio Conceição para o encontro.
No caso do F. C. Porto, são seis, os jogadores portugueses que deverão alinhar de início no duelo com as águias: Diogo Costa, na baliza, João Mário, Pepe (ou Fábio Cardoso, caso o capitão não recupere a tempo do clássico) e David Carmo, na defesa, e André Franco, no meio-campo ofensivo e Galeno no ataque. Diogo Costa e João Mário são os representantes dos escalões da formação do clube azul e branco nas escolhas iniciais de Conceição.
A equipa do Benfica conta com quatro jogadores lusos, entre o onze-tipo de Roger Schmidt: António Silva (que poderá, eventualmente, ser substituído por Morato no onze inicial, à semelhança do que aconteceu no encontro com o Portimonense), João Neves (que poderá dar lugar ao também português Florentino Luís no onze inicial), Rafa Silva e João Mário. António Silva e João Neves são os jogadores provenientes dos escalões de formação do Benfica no provável onze inicial dos encarnados para o duelo com os dragões.
A nacionalidade argentina é a segunda mais comum entre os onzes-tipo do F. C. Porto e o Benfica, devido às presenças dos campeões mundiais Nicolás Otamendi e Ángel Di María (em dúvida para o clássico, por lesão), do lado do Benfica, e de Alan Varela, no meio-campo portista.
Wendell, de nacionalidade brasileira, deverá ser titular pelo F. C. Porto na partida com o Benfica, e Pepê, que tem ficado no banco de suplentes, também poderá ser utilizado por Conceição no decorrer do encontro, ao contrário de Gabriel Véron e Evanilson, que estão lesionados. Na equipa benfiquista, os brasileiros Morato e David Neres, titulares pelas águias no último jogo, frente ao Portimonense, também poderão manter-se na equipa inicial do Benfica frente aos dragões.
Onze tipo do Benfica:
Anatoliy Trubin (Ucrânia), Alexander Bah (Dinamarca), António Silva (Portugal), Nicolás Otamendi (Argentina), Fredrik Aursnes (Noruega), João Neves (Portugal), Orkun Kokçu (Turquia), Ángel Di María (Argentina), Rafa Silva (Portugal), João Mário (Portugal), Petar Musa (Croácia).
Onze tipo do F. C. Porto:
Diogo Costa, (Portugal), João Mário (Portugal), Pepe (Portugal), David Carmo (Portugal), Wendell (Brasil), Alan Varela (Argentina), Stephen Eustáquio (Canadá), André Franco (Portugal), Iván Jaime (Espanha), Galeno (Portugal), Mehdi Taremi (Irão).