Seis jogos consecutivos sem marcar são a segunda maior seca, mas a média de golos até é animadora.
Corpo do artigo
Melhor marcador do campeonato na temporada 2020/21, Pedro Gonçalves atravessa um período de seca de golos. O atacante do Sporting não marcou em nenhum dos últimos seis encontros, série que é o segundo pior registo desde que vestiu a camisola verde e branca - máximo de sete jogos. Inclusive, o avançado até falhou um penálti frente ao Gil Vicente, no sábado.
Mas se se analisar mais a frio, os números do desempenho atual não andam muito longe da prestação alcançada na época passada, quando se sagrou o melhor marcador do campeonato. Ao todo, Pote soma 11 golos em 20 encontros, uma média de 0,55 golos por jogo, ritmo apenas ligeiramente inferior à temporada passada, em que anotou 23 golos (todos no campeonato) em 37 encontros, ou seja, 0,62 golos por jogo.
Os quatro golos apontados esta época na Liga, contra Vizela (2), Braga e Paços de Ferreira colocam o jogador, de 23 anos, longe do topo da tabela de melhores marcadores da Liga, encabeçada por Darwin Nuñez, do Benfica, com 13 golos. Ainda assim, Pedro Gonçalves continua a ser o principal artilheiro dos leões, empatado com Nuno Santos.
O internacional português tem aproveitado as outras competições para colocar a bola na baliza: para a Liga dos Campeões marcou quatro golos em quatro jogos (dois ao Dortmund e dois ao Besiktas), que faz dele o melhor marcador entre as equipas portuguesas na prova. Bisou ainda frente ao Varzim para a Taça de Portugal e fez um golo na Supertaça, na abertura da época, contra o Braga.
Ruben sai em defesa
Após o encontro com o Boavista, no dia 11, com vitória leonina por 2-0, Ruben Amorim mostrou-se tranquilo com a ausência de golos. "Não vou falar com ele. É um rapaz especial, realço o trabalho dele, é um grande jogador. Não marcou, vai marcar nos próximos jogos", afirmou, na altura.
Os números indicam, ainda assim, que Pedro Gonçalves está melhor ao nível das assistências. Em toda a temporada passada fez apenas três passes que deram golos, números já igualados esta temporada em pouco mais de metade dos jogos.