Ingressos estão esgotados na Luz e custam dez vezes mais no mercado paralelo. Benfica desaconselha compra sem ser pelas vias oficiais.
Corpo do artigo
Começou a contagem decrescente para o dérbi lisboeta de sábado, que pode atribuir o título de campeão nacional da época 2024/25, e a corrida aos bilhetes foi agitada na Luz, mas promete ser também quente na Internet.
Ao início da noite de ontem, poucas horas depois de o Benfica ter anunciado que os ingressos estão “temporariamente esgotados” (os sócios com cadeira anual no estádio que não tenham intenção ou possibilidade de assistir ao jogo com o Sporting poderão vender o respetivo lugar no chamado “mercado secundário”, em condições e data ainda a definir), era possível encontrar online, em sites como o “viagogo.pt” ou o “footballticketnet.com”, bilhetes a um custo cerca de dez vezes superior ao do valor facial.
Os preços oficiais para os sócios do Benfica variaram entre os 30 e os 85 euros, mas nos sites referidos há ingressos à venda entre 378 e 7041 euros, com a curiosidade de até ser possível encontrar duas entradas para o setor visitante, destinado a adeptos do Sporting, numa altura em que o clube de Alvalade ainda nem sequer disponibilizou aos sócios leoninos os 3250 ingressos que os regulamentos da Liga Portugal determinam (5% da lotação do estádio onde se realiza o jogo).
Em comunicado publicado na semana passada, o emblema da Luz desaconselha a compra dos bilhetes pelas vias não oficiais, elencando uma lista de sites da qual fazem parte os dois referidos acima e mais 22 do mesmo estilo como plataformas a evitar, sob pena de ser vedado ao comprador o acesso à Luz no jogo de sábado. “O Benfica alerta para a existência de muitas plataformas online de venda ou revenda de bilhetes não autorizadas, cujos ingressos aí comercializados não serão permitidos no acesso ao Estádio da Luz [...] A compra de bilhetes em plataformas não autorizadas é proibida por lei e quem for identificado poderá ser punido”, avisa o clube.
Muitos dos sites desta lista de “indesejáveis” tem origem fora de Portugal, em países com forte comunidade emigrante, como o Canadá (torontoticketcentre.ca) ou o Brasil (365tickets.com.br), o que poderá abrir caminho à presença no dérbi de adeptos dos dois clubes a viver bem longe de Portugal, mas com vontade e disponibilidade de fazer a viagem até à capital lusa para verem o jogo do título.
O enorme interesse competitivo da partida deverá, no entanto, levar muitos adeptos a arriscar a compra na Internet, sabendo-se que, para quem vende, o lucro é bastante apelativo. No “viagogo.pt”, há (poucos) bilhetes disponíveis para os diversos setores do Estádio da Luz, a maior parte deles vendidos aos pares, a 500, 600, 700 euros e por aí fora, sempre a subir de preço. O mais caro custa 7041 euros e destina-se à Fila A da Seção VIP, com acesso à zona VIP e refeição incluída no mesmo local.
Praça do Marquês de Pombal começa a ser preparada
A festa do título nacional começou ontem a ser preparada pela Câmara Municipal de Lisboa, com a colocação de andaimes junto à estátua do Marquês de Pombal, local onde Benfica e Sporting costumam festejar a conquista de troféus. As equipas estão lado a lado no primeiro lugar da tabela e só no sábado poderá ser conhecido o nome do futuro campeão nacional.
Três cenários
1. Benfica campeão
O clube da Luz festejará no sábado a conquista do título se vencer o dérbi por dois ou mais golos de diferença.
2. Decisão adiada
O título será decidido na última jornada se o jogo terminar igualado (as duas equipas continuariam empatadas em pontos, com vantagem leonina no confronto direto) ou se o Benfica ganhar por um golo (as águias ficam com três pontos de avanço, mas obrigadas a pontuar em Braga).
3. Sporting campeão
O clube de Alvalade selará o segundo título nacional consecutivo se ganhar na Luz.