Proposta do Wolverhampton terá de ser votada a favor por dois terços dos 20 clubes do escalão principal do futebol inglês
Corpo do artigo
A Premier League inglesa tem vídeoárbitro desde 2019, mas a ferramenta de auxílio tecnológico às decisões de arbitragem tomadas em campo continua a gerar muita polémica, pelo que os clubes da competição vão votar em junho uma proposta de abolição do VAR já para a próxima época.
A proposta deve-se a persistentes polémicas e queixas de clubes e adeptos, segundo os quais o VAR coloca em causa a integridade da competição.
O Wolverhampton impulsionou a proposta, que para ser aprovada terá de receber o voto favorável de 14 dos 20 clubes da Premier League.
"Não queremos encontrar culpados, apenas queremos o melhor para o futebol. Depois de cinco temporadas com o VAR na Premier League, é altura de um debate crítico e construtivo sobre o futuro deste sistema. Na nossa opinião, estamos a pagar um preço muito alto por uma melhoria pequena na eficácia das decisões das equipas de arbitragem e que desvirtua o espírito do jogo. O VAR tem contribuído para danificar a ligação entre os adeptos e o futebol e também para menorizar o valor da marca Premier League", comunicou o Wolverhampton.