O campeão olímpico do triplo salto, Pedro Pablo Pichardo, vai participar nos Jogos Paris 2024 se estiver com boa saúde e bem preparado, disse, à agência Lusa, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
Corpo do artigo
"O Pedro Pablo Pichardo, se estiver bem preparado e se estiver com boa saúde, vai participar nos Jogos Olímpicos, asseguro-lhe", disse Jorge Vieira, em declarações à margem da apresentação da 24.ª edição dos Campeonatos Nacionais de corta-mato curto, realizada em Mira, distrito de Coimbra.
"Garantia. Se estiver bem de saúde e tecnicamente preparado, que as duas coisas estão juntas, normalmente, garanto-lhe que o atleta vai participar", reafirmou o dirigente federativo.
No entanto, Jorge Vieira recusou adiantar mais pormenores, nesta fase, sobre como se efetuará a participação de Pedro Pablo Pichardo, atleta que atravessa um período de indefinição desportiva e estará lesionado e em recuperação. "Não posso dizer mais do que isto. Mas vai ser fácil", asseverou.
Pichardo, de 30 anos, não compete desde maio de 2023. Em divergência com o Benfica, clube com o qual está ligado contratualmente até aos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, ainda não aceitou o processo de filiação na plataforma da FPA.
Também em declarações à Lusa, na semana passada, o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, manifestou-se "muito preocupado" com a situação desportiva de Pablo Pichardo.
"Ele está lesionado, está a ser tratado e acompanhado, mas, simultaneamente, há um processo desportivo, de filiação, que não está assegurado. Há um conflito latente com o clube, que, até à presente data, ainda não terá sido ultrapassado", afirmou, na altura, o dirigente olímpico.
"Sem a filiação desportiva do atleta, seja qual for o clube, e mesmo que esteja superada a questão da lesão, há um impedimento do ponto de vista da participação desportiva. Portanto, é necessário que, por um lado, se resolva a situação da filiação desportiva e, simultaneamente, o atleta possa recuperar da lesão que o tem afetado há vários meses", explicou José Manuel Constantino.
Depois do ouro nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, disputados em 2021, Pichardo conquistou os títulos mundiais e europeus ao ar livre, em 2022, e o continental em pista coberta, em 2023, antes de falhar os Mundiais Budapeste, em 2023, por lesão.
Noutro contexto, cerca de mil atletas são esperados na 24.ª edição dos nacionais de corta-mato curto, agendada para a pista municipal da Praia de Mira, naquele que é um regresso ao município das competições daquela modalidade, depois dos nacionais de corta-mato longo (2017) e da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 2018.
A FPA anunciou que estarão presentes os principais clubes do corta-mato nacional - com Benfica, Sporting e Sporting de Braga à cabeça -, numa competição cujo percurso principal tem quatro quilómetros e que incluirá ainda atletas do campeonato nacional universitário.