Presidente do Comité Paralímpico ansioso pelos Jogos "mais espetaculares e importantes"
O presidente do Comité Paralímpico Internacional, Philip Craven, garantiu estar "ansioso" pelo início dos Jogos Paralímpicos Londres2012, agendada para 29 de agosto, que classificou como "os mais espetaculares e importantes da história".
Corpo do artigo
"São os meus sextos Jogos Paralímpicos enquanto presidente. Todos estão impacientes e ansiosos pelo início, eu também", afirmou Philip Craven, que enquanto atleta participou em cinco edições, em declarações à agência noticiosa France Presse.
Para o presidente do Comité Paralímpico Internacional (IPC), "desde que o presidente chinês, Hu Jintao, disse em 2006 que os Jogos Paralímpicos eram tão importantes como os Olímpicos isso tornou-se verdade".
"Estamos muito felizes com a forma como os chineses trataram o desporto adaptado, a cobertura mediática foi fantástica", afirmou Craven, acrescentando que "agora o Channel 4 elevou ainda mais a fasquia, com novas abordagens".
O canal britânico tem em curso uma campanha a que chamou "Vejam os super humanos", que incluirá 150 horas de transmissão das 20 modalidades dos Jogos Paralímpicos.
A competição paralímpica tem ganho notoriedade e é, em número de participantes, a segunda maior do mundo, a seguir aos Jogos Olímpicos.
"Durante os últimos anos o movimento paralímpico passou de mundo do desporto para pessoas com deficiência a mundo do desporto para todos", disse Philip Craven, prevendo já um crescimento para os Jogos Paralímpicos de Inverno Socchi2014, e para os do Rio de Janeiro, em 2016.
Os Jogos de Londres poderão ser os primeiros a esgotar os bilhetes, pois a menos de uma semana do início da competição estão vendidos 2,2 milhões dos 2,5 milhões disponibilizados.
Em Londres, a competição vai juntar 4.200 atletas de 166 países, e marca o regresso dos atletas com deficiência intelectual, afastados desde Sidney2000.
Os próximos Jogos marcam também o regresso do movimento paralímpico, às suas origens, uma vez que a primeira competição para pessoas com deficiência decorreu na cidade inglesa de Stoke Mandeville, em 1948.
Portugal vai estar representado nos Jogos Paralímpicos Londres2012, que terminam a 09 de setembro, por 30 atletas que vão competir nas modalidades de atletismo, boccia, equitação, natação e remo.