
Miguel Pereira/Global Imagens
Otávio continua a acumular interessados, mas só equacionará uma eventual saída caso a SAD portista dê luz verde ao negócio. Os grandes do futebol italiano não largam o melhor jogador da última edição da Liga e o Al Nassr também tem esperanças em o convencer.
Logo após a conquista da Taça de Portugal, em junho, numa final ganha ao Sporting de Braga por 2-0, Otávio foi claro quanto às sua intenções para o futuro: “Estou feliz no F. C. Porto, tenho contrato e pretendo continuar”. Dois meses depois, o médio continua focado em permanecer no Dragão, onde é figura de proa, mas os interessados vão-se acumulando, com muito dinheiro à mistura.
Com contrato até 2025 com os portistas, Otávio, eleito o melhor jogador da Liga na época passada, sente-se muito confortável na Invicta. É um dos indiscutíveis no onze de Sérgio Conceição e um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos, não sendo por isso de estranhar que tenha manifestado publicamente a intenção de continuar no clube na próxima temporada.
No entanto, como seria de esperar, a sua qualidade despertou o interesse de vários clubes, dois deles de uma forma mais concreta.
Os sauditas do Al Nassr, quem mais, surgem na linha de frente exibindo argumentos financeiros dificilmente replicáveis no futebol europeu, ainda que o recente castigo aplicado pela FIFA, que o impediu de inscrever novos jogadores, possa ter esfriado as intenções.
Nos corredores fala-se numa oferta de 13 milhões de euros anuais para convencer Otávio a mudar-se para a Arábia Saudita, e até Cristiano Ronaldo já o terá tentado convencer a juntar-se-lhe em Riade.
Luís Castro, treinador do Al Nassr, confirmou estar atento ao jogador, mas há uma condicionante que poderá fazer o negócio não avançar, a cláusula de rescisão de Otávio, e este é um tema complexo.
Para fechar o capítulo Al Nassr neste enredo, o clube árabe não estará disposto a pagar os 40 milhões de euros inscritos na cláusula rescisória do internacional português, quantia da qual a SAD portista não abdica. E se os sauditas torcem o nariz a esse valor, menos entusiasmados ficarão a partir do dia 15 de julho, quando a cláusula subir para os 60 milhões de euros.
Por isso, os próximos dias serão decisivos para o futuro de Otávio. O seu agente, Israel Oliveira, revelou que o Inter Milão “está a reunir os fundos necessários para pagar os 40 milhões de euros solicitados pelo F. C. Porto”, e juntou a Juventus à lista de pretendentes do médio. A correr por fora parece estar o campeão italiano Nápoles, que também tem em boa conta o luso-brasileiro, de 28 anos.
Apesar do extenso leque de interessados e dos muitos rumores em torno do seu futuro, Otávio continua focado no Dragão e apenas considerará um cenário de saída caso o vice-campeão nacional entenda o negócio como vantajoso. De recordar que a SAD portista é detentora de 67,5% do passe do jogador.

