A primeira ronda de basquetebol foi adiada devido à dificuldade das equipas em inscreverem jogadores extra comunitários.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Federação Portuguesa de Basquetebol e os 12 clubes da Liga Betclic realçaram os problemas em garantir vistos para jogadores norte-americanos - a grande maioria dos estrangeiros é daí proveniente, sendo sublinhado, em comunicado, que a "emissão de documentos necessários é extremamente morosa" -, tendo sido decidido o adiamento do início da prova, a qual estava prevista para esta sexta-feira.
Apesar das autoridades terem já concedido algumas facilidades, ao abrigo de um acordo para acelerar autorizações, persistem obstáculos em garantir o visto de residência, sendo que as dificuldades variam de país para país. Na Supertaça, entre Benfica e F.C. Porto, os dois clubes estiveram privados de vários atletas devido ao assunto em questão.
"Os clubes esperam que a situação "seja resolvida nos próximos dias para que a jornada 2 decorra dentro da normalidade", afirma, o comunicado. "Para tal, apelam às autoridades, por um lado, sensibilidade face ao contexto particular do basquetebol (atrasos nos Estados Unidos na emissão de documentos".