No dia a seguir ao encerramento dos Jogos Olímpicos, a Comissão Eleitoral, composta por membros da Mesa da Assembleia Geral, presidida por José Luís Arnaut, dará início à primeira fase do processo eleitoral. Presidente Fernando Gomes não pode candidatar-se e fecha ciclo na Federação Portuguesa de Futebol em 2011.
Corpo do artigo
O processo eleitoral na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) começou ontem, segunda-feira, segundo nota publicada no site, com a composição da Assembleia Geral, constituída por 29 delegados por inerência das funções que exercem e que correspondem aos presidente dos sócios ordinários da FPF, e 55 delegados que deverão ser eleitos nas associações distritais e regionais, Liga de Clubes, Sindicato de Jogadores, associações de treinadores e árbitros, até ao dia 30 de setembro.
Depois de encerrado este processo, a Comissão Eleitoral marca a tomada de posse dos delegados eleitos e fixa prazos à eleição dos demais titulares de órgãos sociais a realização na sede do organismo. Os 55 delegados a eleger são distribuídos da seguinte forma: 20 em representação dos clubes que participam em competições profissionais, oito dos clubes nacionais não profissionais, sete dos clubes distritais e regionais, cinco dos jogadores profissionais, cinco dos jogadores amadores, cinco dos treinadores e cinco dos árbitros.
Até ao final do ano civil irá realizar-se eleições para escolher o presidente da FPF, havendo a certeza que Fernando Gomes não irá continuar por limitação de mandatos, depois de já ter completado três ciclos de quatro anos.