Avançado iraniano leva sete golos e duas assistências esta época, superando o registo dos primeiros nove jogos de 2021/22
Corpo do artigo
Não se sabe se Mehdi Taremi vive alheado de toda a controvérsia que tem girado à volta dele, mas, a julgar pelos números, é mais do que garantido que o rendimento do avançado não tem sido prejudicado. Todo o contrário, aliás. O internacional iraniano está a protagonizar o melhor início de época desde que chegou ao futebol português, em 2019, vindo do Al Gharafa (Catar), superando com algum à vontade o registo da época passada, na qual fixou os melhores registos pessoais em golos e em assistências.
Nos primeiros nove jogos que disputou em 2022/23, Taremi, que falhou a receção ao Club Brugge, fez o gosto ao pé em sete ocasiões, mais duas em comparação com 2021/22. Para além disso, o ex-jogador do Rio Ave já conta com dois passes para golos de companheiros, mais um em relação ao que se verificou nos primeiros nove jogos que disputou na temporada anterior. A importância de Taremi no F. C. Porto é cada vez maior e fica clara no facto de ter contribuído decisivamente (a marcar ou a assistir) para nove dos 20 golos dos dragões.
Os números atuais ganham ainda mais força se tivermos em conta que o iraniano precisou de menos tempo de utilização para ter registos melhores. Quer em 2021/22 quer em 2022/23, Taremi foi titular em todos os jogos realizados pelos dragões, só que na atual época foi substituído mais vezes - para além de uma expulsão na Liga dos Campeões -, tendo disputado menos 39 minutos do que na anterior: 744 contra 783 em 810 possíveis.
A produtividade do avançado de 30 anos estende-se também à respetiva seleção, ao precisar de apenas 22 minutos em campo para assinar o golo com que o Irão derrotou o Uruguai (1-0).