
A festa do futebol
All Sports Events
O Proença-a-Nova Cup, um torneio de futebol infantil destinado ao escalão sub-11, que vai decorrer de 15 a 19 de abril, dá vida às localidades de Castelo Branco, fomentando a economia e o turismo local com as crianças das mais diversas nacionalidades.
A prova, que vai na quarta edição, conta com 16 equipas, das quais oito são estrangeiras. Armando Lopes, responsável pela organização do evento, representa a Gothia Cup - o maior torneio de futebol de formação do mundo - e conta como funciona o processo de captação das equipas.
“Os contactos são efetuados por mim na Gothia Cup, sendo que deixei uma equipa da Colombia e outra de Espanha de fora, se não havia mais do que as de cá, o que não é o nosso objetivo”. Além disso, esta edição conta com uma curiosidade inédita. “Temos uma equipa de Rovaniemi (Finlândia), conhecida como a cidade do Pai Natal, que vai jogar na primeira partida, contra uma equipa de Florianópolis (Brasil), apelidada de ilha da magia”. Estas duas equipas estão separadas por 12 mil quilómetros”, revela o organizador.
A nível logístico, o Município de Proença-a-Nova suporta metade dos custos, com o único encargo das equipas a ser a viagem. “Acaba por beneficiar a região, pois a capacidade hoteleira fica esgotada. Também a nível de restauração e serviços locais, há um aumento significativo”, salienta Armando Lopes.
As formações portuguesas são de seis associações de futebol, desde o Porto ao Algarve, num torneio que tem em conta os valores do fair-play e da sustentabilidade. “Todos os participantes recebem o mesmo prémio e não há nenhuma equipa eliminada. Mesmo que percam, continuam a jogar entre si”, sublinha o organizador. Entre as novidades sustentáveis, destaca-se a “substituição de garrafas por umas alumínio”.

