Proença prepara eleições para o Comité Executivo da UEFA e elogia Fernando Gomes
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol enviou carta às federações membras da UEFA. Eleições realizam-se na próxima quinta-feira, em Belgrado.
Corpo do artigo
Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), está a ultimar as eleições para o Comité Executivo da UEFA, que se realizam na próxima quinta-feira, em Belgrado, na Sérvia. Nesse sentido, sabe o JN, o líder federativo enviou uma carta, na passada terça-feira, para as federações europeias de futebol sobre a sua candidatura e também a elogiar o trabalho de Fernando Gomes, lembrando a saída do dirigente do Conselho da FIFA para liderar o Comité Olímpico de Portugal a tempo inteiro.
Nessa missiva, o líder federativo português reforça-lhe o apreço e lembra que tem o apoio do seu antecessor para o sufrágio, além de considerar que Fernando Gomes pode elevar o desporto nacional nas novas funções que abraçou. O presidente da FPF é um dos 11 candidatos para ocupar os sete lugares do Comité Executivo da UEFA, órgão que tem o poder, entre outros, de adotar regulamentos a nível do futebol europeu.
Na terça-feira, Fernando Gomes tomou posse como presidente do Comité Olímpico de Portugal, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no mesmo dia em que foram feitas buscas na FPF, no âmbito da Operação Mais-Valia, que investiga a venda da antiga sede do organismo, em 2018.
Depois de ter sido presidente da Liga Portugal durante dez anos, além de ter encabeçado as Ligas Europeias, Pedro Proença foi eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol, em fevereiro, com 75% dos votos do caderno eleitoral. Agora, candidata-se ao Comité Executivo da UEFA, uma eleição que representa mais um desafio na sua carreira no dirigismo e pode levar Portugal a ter um representante neste órgão do futebol europeu.