Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes e antigo árbitro internacional, reagiu à nomeação de quatro portugueses para dirigir a final da Liga Conferência de futebol, entre Olympiacos e Fiorentina, no dia 29 de maio, em Atenas, Grécia.
Corpo do artigo
"O talento do futebol português é transversal a todos os intervenientes!", escreveu, nesta segunda-feira, Pedro Proença, nas redes sociais, comentando a nomeação de quatro portugueses, para dirigir a final da Liga Conferência de futebol, de 2023/24.
Além de Artur Soares Dias, que será o árbitro do referido jogo, integrarão a equipa de arbitragem na final de Atenas, Grécia, os árbitros assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, enquanto Tiago Martins estará no videoárbitro (VAR).
"A arbitragem portuguesa volta a uma final europeia, 12 anos depois!", realça Pedro Proença, ele próprio também já conhecedor desta realidade, pois a 19 de maio de 2012 dirigiu a final da Liga dos Campeões, entre o Bayern Munique e o Chelsea, em Munique, na Alemanha, que a equipa inglesa venceu, no desempate por grandes penalidades (4-3), face ao empate a um golo que se verificava, após prologamento.
Esta vai ser a quinta final europeia de competições de clubes com árbitros portugueses, depois de António Garrido e Pedro Proença terem dirigido as finais da Liga dos Campeões de 1979/80 e 2011/12, respetivamente, e de Vítor Pereira ter apitado a final da Taça UEFA de 2001/02 e da Supertaça Europeia de 2001.
Artur Soares Dias arbitrará a final da Liga Conferência Europa, entre Olympiacos e Fiorentina, no dia 29 de maio, em Atenas, na Grécia.