O Drift de Pinhel, uma prova do Campeonato de Portugal de Drift, que se deveria realizar no próximo fim de semana, foi cancelada. A organização culpa a Direção Geral da Saúde (DGS), que não autorizou a presença de público na prova.
Corpo do artigo
A organização, da responsabilidade do Clube Escape Livre e da Câmara Municipal de Pinhel, havia elaborado um Plano de Contingência onde, entre outras medidas, se preconizava a redução da lotação do espaço destinado ao público em mais de 70 %, com a previsão de autorização de entrada de duas mil pessoas, a obrigatoriedade de higienização das mãos à entrada e saída do circuito, uso de máscara, circuitos diferenciados de entrada e saída e contratação de efetivos da GNR e de segurança privada para a verificação da correta utilização da máscara e do cumprimento do distanciamento social preconizado pela DGS".
"Não obstante as diligências efetuadas, todas elas em articulação com as autoridades, a Direção Geral de Saúde notificou o Município da emissão da autorização para a realização da prova sem a presença de público", refere a organização.
12521823
A autarquia, por seu lado, sublinha que "desde sempre assumiu a realização da prova como uma oportunidade para captar os amantes da velocidade e, dessa forma, dinamizar o concelho e a economia local. O facto de não poder ter público presente, aliado à rigorosa e criteriosa gestão do orçamento municipal e ao facto de não ser possível garantir as condições de segurança e de minimização do risco causado pela aglomeração indisciplinada de pessoas, que manteriam a vontade de assistir à prova ainda que fora do circuito, levam a que o Município de Pinhel se veja obrigado a cancelar a realização das provas de Drift que estavam agendadas".
Mas a Câmara de Pinhel manifestou a sua estranheza pelo facto de, no mês passado, terem sido realizada provas de Drift na Marinha Grande com a presença de público e de, em outubro e novembro próximos, se irem realizar no Algarve provas de Fórmula 1 e de Moto GP para "as quais estão já vendidos largas dezenas de milhares de bilhetes".
"E, duas semanas após a data para a qual se encontravam agendadas, na cidade de Pinhel, as Provas da Taça Internacional e do Campeonato de Portugal de Drift, vai realizar-se a Festa do Avante, na qual se esperam dezenas de milhares de participantes", sublinha o município.
Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, "este é um momento muito triste, não só porque não podemos organizar a prova, mas principalmente por constatar - e estamos a ser comedidos nas palavras - a confusão e a contradição que grassam nas entidades responsáveis da Saúde a todos os níveis".