O guarda-redes da Lazio, Ivan Provedel, saltou para a ribalta ao apontar o golo que valeu o empate no duelo com o Atlético Madrid (1-1), na ronda inaugural do Grupo E da Champions. Esta não foi, porém, a primeira vez que o guardião, cujos avós foram vizinhos da lenda Lev Yashin em Moscovo, fez a diferença no ataque.
Corpo do artigo
No último verão, em entrevista à publicação “Sky Sports Italy”, Ivan Provedel dizia que se queria “divertir e aproveitar cada momento” no ano de estreia na Liga dos Campeões. Pelo que se viu no primeiro jogo, o guarda-redes da Lazio está a fazer tudo para cumprir esse desejo.
No tempo de compensação do encontro com o Atlético Madrid, a equipa italiana perdia por 1-0 e, quando beneficiou de um derradeiro pontapé de canto, Provedel pediu para subir à área contrária. Sarri deu o aval, esperançado que os 1,94 metros do guarda-redes ajudassem a criar problemas na defesa espanhola, mas o desfecho saiu melhor do que a encomenda.
Numa movimentação típica de ponta de lança, que confessou ter aprendido ao estudar o comportamento na área do companheiro Ciro Immobile, Provedel acorreu, decidido, a um cruzamento de Luis Alberto e cabeceou para o golo da igualdade.
“É uma noite que vou recordar por toda a minha vida. Ainda não assimilei. Mais tarde, acho que vou perceber que marquei um golo na Liga dos Campeões”, confessou o guarda-redes, ao sítio da UEFA, logo após a partida.
Ivan Provedel tornou-se no sexto guarda-redes a marcar um golo na Champions e o segundo a fazê-lo sem ser na execução de uma grande penalidade, sucedendo nesta estatística ao ex-F. C. Porto Sinan Bolat, que em dezembro de 2009 apontou o golo que valeu o empate ao Standard Liège diante do AZ Alkmaar (1-1).
O golo apontado ao Atlético Madrid não foi o primeiro da carreira de Provedel, que até aos 15 anos atuava como avançado, antes de se mudar para a baliza inspirado pelas exibições do ídolo Francesco Toldo no Euro 2000.
Em fevereiro de 2020, o guardião, então ao serviço da Juve Stabia, da Serie B italiana, assinou o 2-2 frente ao Ascoli na sequência de um livre lateral, também aos 90+5 minutos.
Ivan Provedel nasceu em Itália, há 29 anos, mas a sua família é originária da Rússia. Os avós viveram no mesmo bairro da lenda Lev Yashin, o único guarda-redes da história a vencer uma Bola de Ouro.
A qualidade entre os postes foi reconhecida, na época passada, com a distinção de melhor guarda-redes da Serie A italiana, depois de ter conseguido manter a baliza inviolada em 21 dos 37 jogos que disputou no campeonato. Só Ter Stegen, do Barcelona, conseguiu fazer melhor nas ligas do "Big 5" europeu, com 26 partidas sem sofrer golos na Liga espanhola