PS e IL conseguiram, durante a discussão do Orçamento do Estado (OE), fazer aprovar uma verba de 54,5 milhões de euros para o desporto, que corrigia um lapso do Governo. No entanto, alertam que esse montante não terá ficado retificado.
Corpo do artigo
A proposta de OE entregue pelo Governo tinha canalizado um total de 42,5 milhões de euros para o desporto, 7,8 milhões a menos do que no ano anterior. Contudo, o Executivo viria esclarecer depois, em comunicado, que se tratara de "uma inconsistência na classificação dos valores" por parte de "algumas entidades".
No mesmo comunicado, o Executivo garantiu que o verdadeiro valor seria 54,5 milhões de euros e que tal seria em breve "corrigido". PS e IL apresentaram propostas de alteração na discussão orçamental, procurando garantir que o Governo cumpriria com a verba prometida.
A proposta liberal foi aprovada por unanimidade. Já a socialista teve o voto contra da AD e a abstenção do Chega, embora também tenha recebido aprovação. No entanto, ambos os partidos alertam que nada ficou retificado na generalidade do processo orçamental.
No texto da proposta do PS, datado de 15 de novembro, refere-se que, embora o Governo tivesse admitido o erro, não tinha, até então, desenvolvido "qualquer iniciativa" nesse sentido. O diploma da IL, elaborado três dias mais tarde, frisa que "nada foi corrigido antes da votação na generalidade".
O JN tentou contactar a secretaria de Estado do Desporto, mas sem sucesso.