Sociais-democratas propõem os regulamentos competitivos de disciplina e arbitragem passem a estar sob a alçada da Federação Portuguesa de Futebol.
Corpo do artigo
O PSD propôs, à comissão parlamentar, tirar à Liga de Clubes a elaboração dos regulamentos de arbitragem e de disciplina e dar esses poderes à Federação Portuguesa de Futebol.
Caso a proposta venha a ser aprovada, os associados da Liga, ou seja os clubes, perdem o poder de elaborar os regulamentos em questão, sendo substituídos pela entidade federativa.
A proposta, que conta com o apoio do CDS, será votada esta quinta-feira, a pedido do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda.
Recorde-se que, aquando da última grande mudança nos organismos do futebol, a Liga perdeu para a FPF os órgãos gestores das duas matérias - o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Disciplina.
Em comunicado, a Liga classifica a proposta de alteração legislativa como "tentativa de golpe na autorregulação das sociedades desportivas", considerando que o processo foi gerido de "forma encapotada", o que "põe em causa o edifício do futebol profissional, assim como a gestão e credibilidade das sociedades desportivas que representa".