A Polícia de Segurança Pública deteve, este domingo, duas pessoas por posse de petardos e proibiu quatro adeptos de assistirem ao jogo Benfica-Porto, da I Liga de futebol, por excesso de álcool.
Corpo do artigo
Num balanço do jogo que este domingo decorreu no Estádio da Luz, em Lisboa, entre o Benfica e o Porto (2-0), o comissário Rui Costa, do Comando Metropolitano de Lisboa, adiantou que os dois detidos são adeptos do Benfica e tinham na sua posse engenhos pirotécnicos, vulgarmente designados por petardos.
O comissário avançou também que quatro adeptos foram proibidos de entrar no estádio por terem uma taxa de álcool no sangue superior a 1,20 gramas por litro, tendo sido o teste do álcool efetuado antes da entrada no campo de futebol.
Durante o jogo, a PSP identificou vários elementos das claques do Benfica e do F.C. Porto pelo lançamento de petardos, fumos e "very lights".
Rui Costa, que não quantificou o número de adeptos identificados, afirmou que alguns deles foram retirados do estádio antes do jogo de futebol acabar.
O comissário da PSP disse ainda que a Polícia acompanhou a claque do F.C. Porto "nos moldes habitais", não se tendo registado incidentes.
"Não houve alterações substanciais da ordem pública", acrescentou, indicando que os adeptos do FC Porto estavam, às 19.45 horas, a entrar para os autocarros e carros particulares.