O jogo Benfica-Sporting de domingo, da 18.ª jornada da I Liga de futebol, servirá como um primeiro teste à final da Liga dos Campeões, disse o subintendente Pedro Pinho, da Polícia de Segurança Pública.
Corpo do artigo
"Este 'clássico' terá uma nuance em relação aos outros. Como se prevê muita gente, com casa quase cheia, vamos fazer um teste a pedido da UEFA para começar a preparar a final da 'Champions'", disse Pedro Pinho, em conferência de imprensa realizada na terceira divisão do Comando Metropolitano da PSP.
O subintendente Pedro Pinho não revelou o que vai ser feito de diferente em termos de segurança, preferindo realçar o empenho da PSP em preparar da melhor maneira a final da Liga dos Campeões, agendada para 24 de maio no Estádio da Luz, "de modo a ser um grande evento e reforçar a boa imagem de Portugal na organização destes eventos".
O comissário acrescentou ainda que não serão disponibilizados mais meios em relação aos que são habitualmente utilizados.
Em relação ao facto de continuarem a entrar nos estádios materiais considerados perigosos, principalmente os pirotécnicos, Pedro Pinho disse que "é uma preocupação da PSP, até porque é considerado crime".
"Mesmo assim, em todos os jogos, são efetuadas muitas detenções", acrescentou.
Sobre a caixa de segurança e os problemas ocorridos em novembro de 2011, quando adeptos do Sporting incendiaram uma zona das bancadas da Luz, Pedro Pinho disse não esperar problemas, justificando o facto de já se terem disputado vários "clássicos" depois desse e de não se terem registado incidentes.
"O que vai acontecendo de menos bom vai sendo trabalhado para os restantes. Já depois desse Benfica-Sporting houve mais uns três ou quatro em que não houve qualquer índice de violência", sublinhou.
A PSP, seguindo a legislação em vigor, classifica este jogo como sendo de "risco elevado", tendo informado ainda que, apesar de a abertura oficial das portas ao público ser efetuada às 16.00 horas, iniciará o policiamento pela manhã, de forma a garantir a segurança nas imediações do estádio.
O Benfica, líder com 40 pontos, recebe pelas 18.00 horas de domingo o Sporting, segundo classificado com 38, em jogo da 18.ª jornada da I Liga, que será arbitrado por Marco Ferreira, da Madeira.