A Polícia tem um plano de segurança elaborado para a eventualidade de o F. C. Porto vencer o campeonato na quinta-feira e apela aos adeptos para evitarem os ajuntamentos. O líder dos SuperDragões não antecipa cenários.
Corpo do artigo
A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a acompanhar a situação do campeonato e tem um plano para enquadrar eventuais festejos espontâneos que venham a acontecer na cidade do Porto. Ao JN, fonte da PSP fez um apelo à população para que, caso o F. C. Porto se sagre campeão na quinta-feira, o que acontecerá se os dragões ganharem em Tondela e o Benfica perder em Famalicão, sejam evitados ajuntamentos e se mantenha o distanciamento social.
12389868
"Os aglomerados de pessoas, nomeadamente em relação a festejos desta natureza, são um risco e por isso apelamos a que, se o F. C. Porto vencer o campeonato, as famílias e os adeptos evitem aglomerados. Esperamos que haja contenção e respeito pela saúde pública", adiantou a mesma fonte, que apela para que se respeitem as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Ao que apurámos, a PSP tem vários planos previstos, com agentes nas ruas, para o caso de o F. C. Porto se sagrar campeão. Muitos cenários de festejos foram estudados para que a lei e as recomendações da DGS sejam respeitadas.
O líder da claque SuperDragões, Fernando Madureira, recusou entrar em cenários hipotéticos. "O que vamos fazer é apoiar amanhã [hoje] a equipa junto ao Dragão, na partida para o estágio, e depois fazer o mesmo no dia do jogo, na chegada do autocarro a Tondela. Durante o jogo, também vamos apoiar no exterior do estádio, para ajudar a equipa a ganhar, que é o que nos interessa. O que acontecerá depois, logo se vê. É tudo se e nós não pensamos em ses. O que sei é que, quando o F. C. Porto for campeão, os adeptos vão para a rua festejar", disse, ao JN.
Dragões repetem o onze pela primeira vez desde a retoma
Sem castigados, nem novas baixas para além de Marcano, Sérgio Conceição tem todas as condições para repetir amanhã em Tondela a equipa que iniciou o jogo anterior. A confirmar-se, será a primeira vez que isso acontece desde que o campeonato foi retomado, no início de junho, já que os onzes iniciais do F. C. Porto foram sempre diferentes nos jogos com Famalicão, Marítimo, Aves, Boavista, Paços de Ferreira e Belenenses. Sérgio Oliveira e Uribe devem manter o lugar no meio-campo, o mesmo acontecendo com Otávio e Corona nas alas e com Soares e Marega no ataque. Em risco de suspensão para o clássico com o Sporting estão Marchesín, Pepe, Uribe, Corona e Otávio.
Azul também é predominante no novo equipamento alternativo
O F. C. Porto mostrou na terça-feira, nas redes sociais, as primeiras imagens do equipamento alternativo para a próxima época. Com o lema "Nação Porto" escrito no interior, desta vez a camisola é azul, inspirada nas cores da cidade Invicta, e os calções em tom laranja. "Acredito que vai cativar os adeptos. Mal posso esperar por subir ao relvado com este equipamento", afirmou o extremo Luis Díaz.
<>ng>Portistas fazem estágio em Viseu
Numa altura crucial do campeonato, o plantel portista treina hoje de manhã e depois segue para estágio em Viseu. Desta forma, os dragões evitam uma viagem longa amanhã, dia do jogo com o Tondela. Marcano é o único lesionado da equipa de Sérgio Conceição.
>Tribunal mantém multa aos dragões</p>
O Supremo Tribunal Administrativo validou o recurso da FPF e manteve a multa de 15 300 euros que o Conselho de Disciplina tinha aplicado ao F. C. Porto, em 2019, por críticas à arbitragem e ao VAR (Bruno Paixão) de um jogo entre Feirense e Benfica.