A comandante da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto considerou, esta sexta-feira à tarde, "apropriado" o dispositivo montado para a final da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
"Temos um dispositivo de segurança montado. Os ingleses que nos visitaram, quer sejam adeptos ou não, são livres de frequentarem as nossas esplanadas e é isso que temos visto. Há um acréscimo de ingleses porque vêm ver o jogo. mas tem tudo decorrido dentro da normalidade, frequentam as esplanadas e a cidade do Porto", anotou a comandante da PSP do Porto.
E prosseguiu: "É uma grande operação de segurança, neste momento temos como grande prioridade a segurança, a ordem pública e as regras covid-19. Sensibilizamos as pessoas para o fazerem, mas o facto de estarem a consumir, a comer ou a beber, podem não estar com máscara".
Paula Penedo não se mostrou surpreendida com a quantidade de britânicos que inundaram as ruas da Invicta e não grande relevo aos incidentes na noite anterior.
"Sabíamos o número de adeptos ingleses que iam chegar, temos isso previsto, temos o nosso policiamento adequado ao número de pessoas que nos vão visitar nestes dias. Ontem [quinta-feira] houve uma escaramuça, é verdade. Isso é inevitável e poderá acontecer, mas estamos preparados para isso, temos um forte dispositivo policial. Temos reforços de todo o país, inclusive da UEP, que veio reforçar o comando do Porto, temos a colaboração da Polícia Municipal do Porto. Estamos com um dispositivo apropriado a esta situação", salientou a responsável pelo Comando do Porto.
Por seu lado, Lysander Strong, superintendente da Polícia Metropolitana de Londres, que viajou para o Porto a fim de acompanhar os adeptos, realçou que estes "tiveram de exibir testes PCR negativos para poderem entrar no avião e vir para Portugal".
"Vai haver ecrãs gigantes nas 'fan zones' de cada clube para os simpatizantes que não tiverem bilhete poderem assistir à partida", acrescentou.