Benfica-F. C. Porto vai ter 60 mil adeptos nas bancadas. Cerca de dois mil são do emblema portista.
Corpo do artigo
Para o encontro entre Benfica e F. C. Porto, a Polícia de Segurança Pública (PSP) pede "fair-play" aos adeptos e espera que "o jogo seja jogado onde tem de ser, no campo, e que todos aceitem o resultado".
Em conferência de imprensa relativa ao clássico marcado para esta sexta-feira, o Intendente Francisco Alves, do Comando Metropolitano de Moscavide da PSP, assumiu que prevê um longo dia de trabalho, que só termina "quando os adeptos estiverem quase em casa".
Para este encontro, o responsável da PSP admite estar à espera de mais de 60 mil adeptos nas bancadas do Estádio da Luz, dos quais "mais de dois mil serão do Porto". Aos apoiantes da equipa da casa, Francisco Alves pediu que se desloquem o mais cedo possível ao recinto, de forma a evitar constrangimentos na chegada ao estádio.
Relativamente à impossibilidade de os adeptos lisboetas se poderem deslocar de Metro, devido ao encerramento da linha azul, o intendente afirma que vão ser realizadas carreiras extraordinárias de autocarro, para garantir o transporte dos adeptos que optariam por se deslocar de metro.
Aos apoiantes portistas, é pedido que se desloquem à Avenida Condes de Carnide, junto à Rotunda Dr. Mário Soares, pelas 14.30 horas, onde poderão estacionar os autocarros ou viaturas pessoais nas quais se desloquem, onde terão um espaço de parqueamento designado para o efeito. O grupo de adeptos portistas será, então, escoltado pela polícia até ao estádio.
Francisco Alves garante ainda que "conjuntos de spotters não uniformizados", prontos para uma "ação imediata", vão estar atentos a qualquer comportamento ilegal por parte dos adeptos e das claques, nomeadamente o uso de pirotecnia, que o intendente afirma ser "perigoso para quem usa e para os demais", como "crianças e famílias" que se desloquem para ver, para além de a utilização ser "proibida por lei".
Apesar do apertado controlo policial prometido, o intendente acredita que estão reunidas todas as condições "para que o evento se dê com toda a tranquilidade", apelando ao cumprimento das indicações das equipas de segurança que vão estar no terreno.