Num duelo entre campeões, o Sporting sobe esta terça-feira, às 20 horas, ao relvado de Eindhoven, nos Países Baixos, para medir forças com o PSV. O duelo diz respeito à segunda jornada da Liga dos Campeões e coloca frente a frente duas potências dos respetivos países.
Corpo do artigo
Ao passar um olho pelo campeonato português e o neerlandês facilmente se percebe que há um denominador comum entre PSV e Sporting: a supremacia. Os dois campeões arrancaram para a presente temporada com toda a força e lideram as respetivas ligas domésticas com sete vitórias em outros tantos jogos.
A curiosidade não termina aqui. Ambos têm um poderio ofensivo que foi capaz de produzir 25 golos perante os adversários que lhes surgiram diante o caminho.
No entanto, na Liga dos Campeões a conversa é outra. Os leões entraram na jornada inaugural com o pé direito, conseguindo arrancar os três pontos ao Lille, em Alvalade, numa vitória por 2-0. Já o PSV numa deslocação até ao terreno da Juventus, em Turim, não teve a vida facilitada e perdeu por 3-1.
Posto isto, quais são as valências do conjunto neerlandês? Ora, estamos perante um caso de um emblema onde a verdadeira força motriz talvez seja o coletivo. Contudo, há alguns nomes que se sobressaiem mais que outros e ao qual os comandados de Ruben Amorim deverão ter uma atenção redobrada.
Na frente de ataque há três nomes que deverão iniciar a partida: Malik Tilman, Luuk de Jong e Bakayoko. Dois jovens irreverentes juntamente com um avançado experiente, de 34 anos, que tem faro de golo e já passou pela liga alemã, inglesa ou espanhola.
Para além destes há ainda nomes como o guardião Walter Benítez; os defesas Kardscorp e Boscagli; ou até o médio Guus Til. Tudo soluções viáveis e que poderão perfilar nos eleitos do neerlandês Peter Bosz.
Fora estes, no plantel há ainda quem possa ser solução a partir do banco, tal como o experiente croata Perisic, Noah Lang ou o jovem norte-americano Pepi.
Fora das opções por lesões estão já confirmados o médio Veerman e o extremo Lozano.
É perante este adversário que o Sporting irá procurar alcançar pontos que tão bem encaminharia este arranque de temporada no novo formato da Liga dos Campeões.
O duelo está marcado para esta terça-feira, em Eindhoven, às 20 horas.