Grimaldo, Otamendi, Marcano e Uribe terminam contrato e devem jogar o derradeiro Benfica-F. C. Porto. Lateral espanhol é o mais experiente, dragões têm mais vitórias.
Corpo do artigo
O feriado de Sexta-Feira Santa pode ser absolutamente decisivo na luta pelo título 2022/23, com as águias a entrarem em posição privilegiada, graças aos dez pontos de vantagem sobre os dragões. O Estádio da Luz deve registar casa cheia para um encontro que pode, também, marcar o fim da história de quatro atletas nestes clássicos, já que Grimaldo, Otamendi, Uribe e Marcano estão em final de contrato e não os devem renovar.
Entre o quarteto, Grimaldo é o mais experiente nos sempre escaldantes duelos entre Benfica e F. C. Porto. O defesa esquerdo espanhol cumpre a oitava época ao serviço dos encarnados e já defrontou os azuis e brancos em 13 ocasiões, com um saldo claramente negativo: três vitórias, outros tantos empates e sete derrotas, tendo marcado um golo no empate (1-1) registado na primeira volta de 2020/21. Ao seu lado na linha defensiva estará, com quase toda a certeza, Nicolás Otamendi. O argentino, campeão do Mundo de seleções em 2022, é, à terceira época na Luz, o capitão da equipa de Roger Schmidt e prepara-se para defrontar pela sétima vez um emblema que conhece muito bem, após ter somado uma vitória, duas igualdades e três desaires nos anteriores.
O outro lado da barricada
O central foi jogador do F. C. Porto entre 2010 e 2014 e, durante esse período, viveu sete clássicos do outro lado da barricada, conquistando quatro triunfos, dois empates e sofrendo uma derrota, tendo marcado um golo à equipa que agora representa.
No F. C. Porto, Uribe também parece estar de malas feitas para o próximo verão, sendo que o médio tem números muito bons nos jogos frente ao Benfica. Na quarta época na Invicta, o colombiano soma seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota nos nove clássicos que disputou, contando com um golo marcado. Tal como Grimaldo, também festejou em 2020/21, mas neste caso no duelo da segunda volta, que também terminou empatado a uma bola.
Aos 35 anos, Marcano está a assinar uma das melhores épocas da carreira no F. C. Porto - já lá vão oito, com uma passagem pela Roma pelo meio - e, tal como Uribe, deve jogar o 10.º clássico frente ao Benfica, com números ligeiramente inferiores, mas positivos: quatro triunfos, quatro empates e um desaire.
Outros casos
Dois empréstimos bem diferentes
Além de Grimaldo e Otamendi, também Julian Draxler e Gonçalo Guedes terminam os empréstimos no final da época. O extremo alemão deve regressar ao PSG, mas o Benfica quer segurar o internacional português, cedido pelo Wolverhampton.
Futuro nas mãos do eterno Pepe
O capitão dos dragões já celebrou o 40.º aniversário e ainda não decidiu se termina a carreira no final da temporada, sabendo-se que uma eventual renovação com o F. C. Porto será fácil de alcançar. Wilson Manafá e Fernando Andrade também estão em final de contrato.