Primeira jornada dos Europeus correu bem aos atletas portugueses. Gerson Baldé brilhou no salto em comprimento
Corpo do artigo
A primeira jornada dos Europeus de pista coberta, a decorrer em Apeldoorn, nos Países Baixos, trouxe apuramentos para finais a quatro dos seis atletas portugueses que estiveram em competição.
Isaac Nader ganhou uma das meias-finais dos 1500 metros e mostrou credenciais para lutar pelo pódio na sexta-feira (20.15 horas), numa prova em que o norueguês Jakob Ingebritsen é o grande favorito ao ouro. O nórdico também ganhou outra das séries, na qual o português Nuno Pereira ficou em quarto e falhou a final por quatro centésimas.
Na prova feminina dos 1500 metros, Salomé Afonso e Patrícia Silva também se apuraram para a corrida decisiva, ao terminarem as respetivas meias-finais no terceiro lugar. Salomé fez a terceira melhor marca da qualificação (4.11,82 minutos) e tem igualmente expectativas elevadas para a final de sexta-feira, marcada paras as 20 horas.
No salto em comprimento, Gerson Baldé não perdeu tempo e garantiu a passagem à final de sexta-feira (19.34 horas) logo à primeira tentativa, com um ensaio de 8,11 metros, o melhor da qualificação. O saltador do Sporting ficou a apenas três centímetros do máximo pessoal e a 11 do recorde nacional em pista coberta, que está na posse de Carlos Calado desde 2002.
Nos 60 metros barreiras, Abdel Larrinaga foi afastado nas eliminatórias, ao terminar a primeira série em quinto lugar, com o tempo de 7,79 segundos.