Pedro Dias, diretor executivo da Federação Portuguesa de Futebol, está em destaque na Imprensa espanhola nesta quarta-feira devido à explosão de títulos obtidos no futsal. Dois europeus (2028 e 2022), um Mundial (2021), uma Finalíssima (2022) e um Europeu de sub-19, conquistado agora, são a folha de apresentação.
Corpo do artigo
Na reportagem, Pedro Dias é denominado o “Ricardinho” das salas de reunião que permitiram a liderança mundial no futsal. “Os resultados obtidos a nível internacional, que situam Portugal como a maior potência desportiva do Mundo, são o resultado de um trabalho iniciado em 2012 com a elaboração de uma estratégia estrutural na Federação Portuguesa de Futebol”, revelou Pedro Dias, numa entrevista, citado pelo site espanhol “Relevo”. Em 1997, o futsal tinha 6 454 jogadores federados em Portugal, hoje conta com 37 143.
Condecorado com o Grau de Comandante da Ordem do Mérito em 2015 pelo então presidente da República, Cavaco da Silva, pertenceu-lhe o mérito de há mais de uma década ter reunido associações, clubes, jogadores, árbitros, treinadores, patrocinadores e meios de comunicação social para debater as bases da melhoria da modalidade.
O Plano Estratégico Nacional foi apresentado em outubro de 2012, seguindo-se meses de trabalho para escolher o melhor caminho entre o estabelecimento de pontos de partida e de objetivos. Posteriormente, um grupo de 12 pessoas, coordenadas por Pedro Dias, definiu um total de 15 linhas estratégicas distribuídos por 67 programas sustentados em ciclos de quatro anos, sendo que todos os objetivos foram cumpridos. A paciência nunca faltou.
No segundo desporto mais praticado em Portugal, houve foco grande entre os mais jovens sendo que hoje há enorme adesão nas categorias de sub-7, sub-9 e sub-11, com programas inovadores nas escolas. A imagem de Ricardinho, um dos melhores jogadores de sempre, foi utilizado para atrair jovens e Jorge Braz, o selecionador naiconal sénior, foi igualmente chave na observação, deteção e seleção de talentos, na designada área técnica. A televisão, através do Canal 11 e da RTP, foram também cruciais na popularidade do futsal e os resultados estão à vista com o título europeu e mundial sénior e agora com a conquista do Europeu de sub-19.