A cerimónia das Quinas de Ouro será realizada esta segunda-feira, no Centro de Congressos, às 18.30 horas, em Lisboa. Dentro das honras, destaque para homenagem a Pepe, pelo feito na Liga dos Campeões, e a distinção de Éder, herói do título europeu de 2016, como embaixador da FPF.
Corpo do artigo
O tema escolhido para este ano é o "Futebol de Base", visando celebrar o trabalho realizado pelas mais diversas Associações Distritais (AF) do país. Nesse sentido, será exarcebada a excelência na formação, com distinção para 10 emblemas: Caxinas Poça Barca, CD Nacional, CR Leões Porto Salvo, FC Porto, FC Famalicão, Rio Ave FC, SL Benfica, SC Braga, Sporting CP e Vitória SC. Numa plateia que estará repleta de jovens, 16 deles (meninos e meninas) irão entregar, no palco de gala, algumas das distinções.
Todavia, os mais graúdos não são esquecidos, e Pepe, capitão do F. C. Porto com 40 anos, será agraciado pelo recorde obtido na Liga dos Campeões, ao tornar-se no marcador mais velho da história da competição, num tento apontado frente ao Antuérpia.
Já Éder, herói de 2016, em França, irá ser aclamado embaixador da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), recebendo o estatuto das mãos de Fernando Gomes, presidente do organismo.
Na cerimónia serão homenageadas as navegadoras que honrosamente estiveram presentes no Mundial feminino de 2022; os jovens campeões europeus de futsal em sub-19; Bé Martins, melhor jogador do mundo de futebol de praia; e, ainda, Bernardo Silva e Rúben Dias, campeões europeus por clubes, ao serviço do Manchester City, integrando, inclusivamente, fruto de uma época repleta de sucesso, o top-30 da Bola de Ouro.