Lamine Yamal, de 17 anos, está a cumprir o período de jejum e irá requerer cuidados especiais na concentração da seleção espanhola para os compromissos da Liga das Nações. Uma prática cada vez mais comum no mundo desportivo e com vários casos de destaque no futebol português.
Corpo do artigo
De acordo com a "Marca", jornal espanhol, a seleção espanhola vai pela primeira vez na história acolher um atleta em período de Ramadão: Lamine Yamal. O jovem astro, de 17 anos, iniciou o processo já no Barcelona e irá dar continuidade enquanto estiver ao serviço da "Roja" para a paragem FIFA.
De acordo com a mesma publicação, o jovem avançado decidiu cumprir o período - que este ano vai de 1 a 29 de março - em honra à família paterna, cuja origem é marroquina. Desta forma, a par de muitos jogadores profissionais, terá de realizar um jejum desde a madrugada até ao anoitecer durante o nono mês do calendário islâmico. Para iniciar este processo não existe uma idade estipulada, contudo, recomenda-se que esta prática seja implementada apenas quando um jovem sentir capacidades para cumprir o sacrifício.
"Não se passa fome. O importante é hidratarmo-nos, e isso é algo que controlo muito bem com o clube. Levanto-me às cinco da manhã para rezar. Tomo electrólitos, que nos hidratam muito durante o dia. Quando chega a hora de comer, tento não ingerir açúcar, bebo muita água.... Tudo é muito controlado", explicou Lamine Yamal, à ESPN, a rotina que tem cumprido de forma rigorosa.
De recordar que a seleção espanhola vai ter um duplo confronto frente aos Países Baixos, numa eliminatória a contar para os quartos de final da Liga das Nações.
Em Portugal vários têm sido os casos de jogadores que cumprem o Ramadão. De destacar os casos de Amdouni, Akturkoglu e Kokçu no Benfica, assim como Diomandé e St. Juste no Sporting.