Emoção até ao fim na capital espanhola. O Real Madrid venceu o Atlético de Madrid no desempate por penáltis (4-2) e garantiu a presença nos quartos de final da Liga dos Campeões, marcando duelo com o Arsenal. Os merengues continuam, assim, na corrida pelo 16.º troféu na mais importante prova por clubes da UEFA.
Corpo do artigo
Depois da derrota, por 2-1, no Santiago Bernabéu, o Atlético de Madrid não podia ter imaginado um melhor início para a segunda mão, no Metropolitano. O cronómetro marcava apenas trinta segundos e já Gallagher dava sequência ao cruzamento de De Paul para empatar a eliminatória.
A equipa de Diego Simeone entregou, então, a bola ao Real, mas os merengues não mostravam criatividade para furar a muralha defensiva dos colchoneros, que nunca deixaram de procurar o contra-ataque.
Julián Alvarez teve duas excelentes oportunidades para ampliar a vantagem, mas Courtois levou a melhor sobre o argentino, num duelo que teve repetição no início da segunda parte e com o mesmo desfecho.
O guarda-redes belga segurava o Real e, aos 68 minutos, surgiu finalmente Kylian Mbappé. Uma arrancada do avançado francês trocou as voltas à defesa do Atlético e apenas a falta de Lenglet o conseguiu travar. Grande penalidade para Vinícius Júnior cobrar, mas o brasileiro atirou para as nuvens.
A equipa da casa até poderia ter evitado o prolongamento, mas Giuliano Simeone também não conseguiu vergar Courtois e tudo ficou por decidir nos 30 minutos extra, durante os quais o Real Madrid manteve o domínio territorial, mas sempre com os mesmos problemas para desmontar a teia desenhada por Diego Simeone.
O desfecho dos oitavos só seria, então, conhecido no desempate por penáltis, que castigou o Atlético de forma absolutamente dramática. Julián Álvarez escorregou no momento do remate, a bola resvalou no pé de apoio e, apesar de ter entrado na baliza, o lance foi anulado. Lucas Vázquez ainda permitiu uma defesa de Oblak, mas depois de Llorente acertar na barra, Rudiger teve toda a sorte do seu lado e converteu o penálti decisivo.
O Real Madrid mabntém-se na corrida pela conquista da Champions e ainda não foi desta que o Atlético conseguiu eliminar o vizinho e grande rival numa competição europeia.