Real Madrid e Barcelona são os dois clubes mundiais com mais seguidores nas redes sociais. Portugal sem representantes entre os 20 clubes mais representados, Al Nassr de Cristiano Ronaldo faz parte da lista.
Corpo do artigo
O estudo publicado esta quinta-feira pela plataforma de análise de dados Football Benchmark coloca o Real Madrid no topo da lista de clubes com mais seguidores nas redes sociais, com 415 milhões de seguidores, distribuídos pelas várias plataformas consideradas: Facebook, Instagram, Twitter (X), TikTok, YouTube e Weibo.
O Barcelona aparece no segundo posto da tabela, com 391,7 milhões de seguidores, e o Manchester United fecha o pódio, com 224,5 milhões de seguidores, seguido de perto pelos franceses do Paris Saint-Germain, que conta com 189,6 milhões de fãs, espalhados por várias redes sociais.
Apesar de os dois primeiros lugares da tabela serem ocupados por clubes espanhóis, a Premier League é a liga mais representada na lista, onde estão incluídos seis clubes ingleses: Manchester United (224,5 M), Manchester City (156,3M), Chelsea (151,7 M), Liverpool (136,9 M), Arsenal (104,1 M) e Tottenham (95,3 M).
A liga italiana destaca-se pela presença de quatro clubes na lista: Juventus (147,1 M), AC Milan (70,3 M), Inter de Milão (64,1 M) e AS Roma (35,1 M), de José Mourinho.
Fora das cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), apenas o Galatasaray está representado na lista, com 44,9 milhões de seguidores.
O Flamengo (52,5 M), do Brasil, o Al Ahly (46,9 M), do Egito, e o Al Nassr (43,8 M), da Arábia Saudita, onde joga Cristiano Ronaldo, são as exceções ao domínio europeu na lista.