
Vincent West/Reuters
Cristiano Ronaldo ficou em branco e o internacional francês Karim Benzema marcou os dois golos que derrotaram o Atlético (2-1). Os "merengues" aproveitaram a derrota do Barcelona em Vigo (4-1) para se chegaram ao comando da liga espanhola de futebol, a par do sensacional Celta e também do Villarreal.
O Real Madrid já ganhava ao intervalo do desafio desta noite de quarta-feira quando soube que o rival Barcelona tinha sofrido uma pesada correção na Galiza. No Estádio Balaídos, Nolito, ex-jogador do Benfica, abriu caminho à vitória do Celta e somou o quinto golo no campeonato, igualando Cristiano Ronaldo e Karim Benzema no topo dos melhores marcadores do campeonato espanhol. Outros dois golos, assinados por Iago Aspas elevaram o marcador até 3-0.
O internacional brasileiro Neymar ainda reduziu distâncias, à passagem do minuto 80, mas o Barcelona rapidamente perdeu qualquer esperança na "remontada", quando o avançado sueco Guidetti fez o 4-1 (83 m) e fechou o marcador.
No termo do desafio, o Celta era o líder provisório, um ponto à frente do Atlético de Madrid e do Barcelona e três à frente do Real Madrid, que, também nesse preciso momento, chegava ao intervalo do jogo de Bilbau a ganhar por 1-0, com um golo de Benzema.
O Atlético ainda chegou ao empate, com um remate de Sabin Merino (67 m), mas o Real Madrid respondeu imediatamente, com o quinto golo de Benzema no campeonato (69 m). Os bascos apertaram a defesa madridista, mas foram travados por um par de valentes defesas do guarda-redes costa-riquenho Keylor Navas.
À quinta jornada, o Real Madrid, o Celta e o Villarreal (1-0, em Málaga) somam 13 pontos, mais um que Atlético de Madrid e Barcelona.
Nos fundos da classificação continua o Sevilha, derrotado em Las Palmas, por 2-0.
