João Rebelo Martins, de Oliveira de Azeméis e atual campeão da classe C do Southern Africa Endurance Series (SAES) com a equipa Korridas, revelou um programa desportivo ambicioso e multifacetado para a temporada de 2025. O piloto, com mais de 20 anos de carreira, pretende dividir o seu tempo entre os carros e as motos.
Corpo do artigo
Na apresentação do programa, Rebelo Martins destacou a importância de valores como o respeito, a solidariedade, o espírito de equipa, a honestidade e a igualdade de oportunidades, que espera transmitir ao longo desta temporada. Com uma ligação de longa data a movimentos cívicos e à política ativa, o piloto ambiciona ser um exemplo para todos os apaixonados pelo desporto motorizado que sonham em competir.
No que concerne à competição automóvel, João Rebelo Martins irá alinhar com um Caterham 1.6 nos troféus da CRM. O carro, conhecido pela sua economia e por ser uma excelente escola de pilotagem, já foi pilotado por Rebelo Martins em diversas ocasiões (2007, 2011, 2020) e regressa agora.
O piloto afirma que o Caterham "dá imenso gozo de conduzir e permite a quem estar a iniciar-se neste desporto ter todas as sensações com que sempre sonhou, e a um custo bastante controlado. Este será um ano de paixão e este carro transmite essa paixão".
Para já, Rebelo Martins confirmou a sua participação nas duas primeiras corridas da temporada, que terão lugar em Portimão e Jarama (Espanha). O piloto prevê ainda marcar presença em mais uma jornada em Espanha e no Caterham Festival.
No mundo das duas rodas, Rebelo Martins irá embarcar em diversas viagens de aventura e passeios com a sua Africa Twin. O primeiro compromisso já está marcado para o dia 12 de abril, com a participação na homenagem a Paulo Gonçalves em Esposende.
O piloto expressou a sua admiração por Paulo Gonçalves, considerando-o "um grande exemplo para todos nós," e fará questão de marcar presença neste evento organizado pela Associação Speedy Forever, que reúne motos e pilotos de diversas modalidades. O restante do ano será dedicado a explorar estradas de asfalto e terra um pouco por todo o mundo.
Relativamente à sua experiência no Southern Africa Endurance Series, João Rebelo Martins manifestou o desejo de regressar à competição. "Quero voltar e vou voltar. O SAES é um excelente campeonato, muito bem organizado, por gente boa e que tem tudo para crescer ainda mais, atraindo pilotos oriundos de toda a África e do resto do mundo. Fui muito bem tratado pela Korridas, pela organização e pela comunidade portuguesa. Por isso eles estão no meu coração e farei de tudo para regressar o mais rapidamente possível," afirmou o piloto.