Treinador português viu o vermelho no jogo com o Fortaleza, na madrugada de quarta-feira, a contar para a Taça do Brasil. Mais nenhum treinador foi expulso tantas vezes no mesmo período de tempo desde que Abel Ferreira chegou ao Brasil.
Corpo do artigo
Na derrota frente ao Fortaleza, por 1-0, na Taça do Brasil, o Palmeiras qualificou-se para os quartos-de-final mas não irá contar com o treinador no próximo jogo. Abel Ferreira foi expulso no minuto 80 e enfrenta agora uma suspensão.
Foi a sua oitava expulsão desde que chegou ao Brasil em novembro de 2020 (lista das expulsões no final do artigo). O responsável, natural de Penafiel, é o treinador que mais vezes, a partir do momento que assumiu o Palmeiras, recebeu cartões. São 42 amarelos e oito vermelhos neste período, segundo dados do "Espião Estatístico" do portal "ge".
EXPULSO!
- Espião Estatístico (@EspiaoEstatist) May 31, 2023
Abel Ferreira leva o cartão vermelho e segue marcado pelo relacionamento com os árbitros no Brasil.
É o técnico com mais cartões recebidos no futebol brasileiro desde sua chegada. Agora:
42 amarelos
8 vermelhos
São CINQUENTA cartões. pic.twitter.com/dBpgLmrNdD
O árbitro da partida entre Fortaleza e Palmeiras, Sávio Pereira Sampaio, relatou que Abel Ferreira protestou uma decisão da arbitragem de forma ostensiva, atirou copos de água e insultou o árbitro ao reclamar: "foi falta, filho da p***". Descreveu ainda que o português, após a expulsão, permaneceu na área técnica para instruir os auxiliares, e por isso foi necessária mais uma intervenção para retirá-lo do jogo.
Na conferência de imprensa, o treinador ironizou e disse que renovará contrato para fazer teletrabalho. "Há o lado positivo do cartão, descansar, comandar o jogo a partir do sofá, beber minha água com gás tranquilo, um auscultador no ouvido, desfrutando da minha equipa com o orgulho que tenho. Se o clube quiser renovar o meu contrato nessas condições, passo a comandar a equipa em casa", brincou o treinador.
Das oito expulsões de Abel Ferreira, sete ocorreram em torneios organizados pela CBF. 2023 já é o ano em que o treinador português foi mais vezes expulso, com três vermelhos.
Expulsões de Abel Ferreira no Brasil
Palmeiras 3 - 0 Ceará (Taça do Brasil, 2020)
Flamengo 2 (6)-(5) 2 Palmeiras (Supercopa, 2021)
Atlético-MG 2 - 0 Palmeiras (Brasileirão, 2021)
Palmeiras 2 - 0 Athletico-PR (Recopa Sul-Americana, 2022)
Palmeiras 1 - 0 Santos (Brasileirão, 2022)
Palmeiras 4 - 3 Flamengo (Supercopa, 2023)
Palmeiras 2 - 1 Cuiabá (Brasileirão, 2023)
Fortaleza 1 - 0 Palmeiras (Taça do Brasil, 2023)