Roberto Martínez deverá utilizar uma linha de quatro defesas e fazer voltar alguns craques. Terreno da Arena de Frankfurt não está nas melhores condições. São esperados 11 mil portugueses.
Corpo do artigo
Arranca hoje a fase a eliminar do Campeonato da Europa para Portugal e com ela vem a margem de erro zero no “mata-mata”. Para defrontar a Eslovénia, Roberto Martínez deverá voltar ao sistema habitual de quatro defesas e fazer regressar alguns craques que não jogaram na última partida.
O esquema de três centrais suscitou bastantes dúvidas. Primeiro, foi o jogo complicado contra a Chéquia, em que a seleção nacional não conseguiu ser acutilante ofensivamente e os jogadores mostraram alguma confusão na posição que deviam ocupar e nas funções a ter. Depois, com a Turquia, frente a um adversário diferente, claro, o sistema de quatro defesas mostrou uma equipa mais rotinada e próxima daquilo que se espera dela. Já contra a Geórgia, com alguns elementos menos utilizados, o esquema de três centrais voltou a complicar o jogo das quinas. Agora, na fase decisiva do Euro, é expectável que Roberto Martínez regresse ao 4x3x3. Foi nesse sistema que Portugal mostrou mais conforto e o selecionador nacional vai fazer regressar grande parte dos nomes que não jogaram frente à Geórgia.
Espera-se que João Palhinha torne a ser titular, juntamente com Bruno Fernandes e Vitinha no meio- campo. O centro do terreno tem sido das áreas mais produtivas da equipa das quinas para servir o ataque. A zona mais avançada terá Bernardo Silva de regresso às escolhas iniciais, onde se manterá Cristiano Ronaldo e, do lado esquerdo, é muito possível que seja Diogo Jota o escolhido. Tem um perfil distinto de Rafael Leão mas já demonstrou ter melhor capacidade na definição.
Para este encontro dos oitavos de final do Campeonato da Europa são esperados cerca de 11 mil portugueses, segundo informações recolhidas pelo JN. A confirmar-se, será o jogo da seleção com menos adeptos lusos nas bancadas, depois de na partida inaugural do torneio, contra a Chéquia, terem estado 12 mil aficionados em Leipzig.
Críticas ao tapete verde
Outro tópico bastante discutido para o jogo com a Eslovénia é o estado do relvado da Arena de Frankfurt. Disputadas quatro partidas no recinto do Eintracht, as condições do tapete verde não são as melhores e já no último encontro que recebeu - o Eslováquia-Roménia, há cinco dias - foram muitas as críticas ao relvado.
Roberto Martínez mostrou-se confiante em que tudo estará nas melhores condições. ”Será o quinto jogo neste estádio, mas acreditamos que a UEFA e toda a organização farão todos os possíveis para que o relvado esteja nas melhores condições. As duas equipas precisam disso para poderem dar o melhor jogo aos adeptos”, disse o técnico espanhol.