Milhares de fãs do Rali viajaram de todos os cantos do país para Coimbra. Piloto francês é cereja no topo do bolo
Corpo do artigo
As ruas de Santa Clara, na margem esquerda do Rio Mondego, em Coimbra, começaram a encher por volta das 16 horas, para assistir à inédita superespecial na cidade. Entre os vários motivos de interesse, o regresso do francês Sebatien Loeb entusiasmava os fãs do Rali.
"Já vínhamos de qualquer forma, mas o Loeb é quem nos chama mais a atenção", conta, ao JN, Rogério Alves, canalizador que veio de Caxarias, no concelho de Ourém, para assistir ao primeiro dia do Rali de Portugal, juntamente com a família. "Vamos só ver a superespecial. A nossa ideia era dormir em Coimbra e arrancar para Góis para ver as classificativas, mas não vai dar porque a minha filha tem uma prova na escola", conta. O Rali é, para Rogério Alves, o grande momento do ano. "Acompanho desde os 17 anos, tenho 50, portanto façam as contas", aponta, com uma gargalhada.
Na fila para a sessão de autógrafos, os primos Nuno e Daniel Godinho têm, para além de Loeb, outro piloto em vista: Sebastien Ogier. "São os dois que mais nos entusiasmam", revela Nuno, engenheiro eletromecânico na Covilhã. A acompanhá-los está o pequeno Afonso, filho de Daniel, na cadeira de bebé. "É o fã mais recente de Rali", brinca Daniel, enfermeiro veterinário também na Covilhã. Os dois primos acompanham o Rali de Portugal há 10 anos e vão fazer todo o percurso da prova, que termina domingo.
Bancadas coloridas
A superespecial que abriu o Rali de Portugal atraiu milhares de pessoas de todo o país e até do estrangeiro, sendo visíveis bandeiras de vários países, como do Equador. Para além das bancadas, a zona marginal do Mondego encheu, bem como a envolvente do Portugal dos Pequenitos e a escadaria do Convento de São Francisco. As varandas dos prédios em Santa Clara estavam também repletas de gente, que não arredou pé até ver em ação os pilotos favoritos.
O Rali de Portugal prossegue hoje na região Centro, com classificativas na Lousã, Góis, Arganil e Mortágua, antes da última prova do dia já no Norte, em Lousada. A coisa promete.