Reinaldo Teixeira, o novo presidente da Liga Portugal, garantiu que pretende dar continuidade ao bom trabalho, continuar a dar melhores condições às Sociedades Desportivas, assim como acrescentar valor ao futebol e orgulhar todas as classes sociais.
Corpo do artigo
A lista A de Reinaldo Teixeira foi a grande vencedora na corrida às eleições da Liga Portugal para o quadriénio 2023/27, tendo vencido com 42 dos 52 votos possíveis. Em análise à vitória, o sucessor de Pedro Proença deu uma palavra de apreço ao adversário e garantiu que a celebração da vitória é a celebração da missão com que deu o mote à candidatura: "a união de todo o futebol profissional".
"A realidade é crua e pede urgência. A principal liga portuguesa tem as assimetrias conhecidas e está a cair no ranking da UEFA. O problema de sustentabilidade estende-se à Liga 2 e a um futebol também despido de recursos e de adeptos nas bancadas. Não vou dramatizar, mas também não vou pintar uma realidade paralela. Este é o nosso ponto de partida, e é a motivação que nos leva de imediato para o terreno. Os problemas estão identificados e, contando com todos, com as Sociedades Desportivas e com o precioso empenho dos colaboradores da Liga Portugal, têm de começar a ser resolvidos. É preciso concretizar! Juntos, ao serviço do futebol profissional, representando todas as Sociedades Desportivas, com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol e de todos os nossos parceiros, estou absolutamente seguro, iniciaremos um tempo novo. Juntos, vamos construir uma Liga para todos. Juntos, faremos história", atirou.
Pouco depois, na zona mista, teceu algumas considerações sobre o ato eleitoral: "correu com elevação. De agradecer, digamos, aos elementos da Mesa, pela forma correta, cordial e profissional como, no fundo, lideraram esta atividade eleitoral. E depois também reconhecer e agradecer a presença dos 100% das Sociedades Desportivas neste ato eleitoral. Por isso, a todas as Sociedades Desportivas, aos elementos da Mesa e a todos vocês, por cá estarem e por elevarem este ato eleitoral", começou por reagir Reinaldo Teixeira, falando sobre a vitória expressiva.
"Eu, como vos disse, ao longo desta caminhada, trabalhava para ter os 100% das Sociedades Desportivas. Foi, de facto, expressivo, no entanto, para mim, o que importa é que não foi 42 a 10 votos, mas foi 52 votos na minha pessoa. E é com isso que vou trabalhar com todas as Sociedades Desportivas. O papel de quem vence é respeitar o vencido e trabalhar com todos e todas as sociedades desportivas que compõem o universo da Liga Portugal", referiu, abordando, seguidamente, os objetivos a ser estabelecidos de imediato.
"O primeiro desafio é reunir com a equipa da Liga Portugal e não só dizer-lhes de viva voz o quanto reconheço a qualidade e competência, como, em convívio com eles e com a nova equipa que veio juntar à equipa desta casa, planearmos os passos seguintes. Depois, o segundo e mais importante objetivo é, em conjunto com todas as sociedades desportivas, olhar-nos os dossiês ao longo da nossa campanha eleitoral, pronunciarmos, dissermos quem está em causa e, como disse, urge mais do que nunca fazer".
Numa fase já avançada da época, Reinaldo Teixeira, o 11.º presidente da LPFP, disse que nesta altura o mais importante é "continuar o bom trabalho que tem sido feito nas competições", destacou a necessidade de auferir "melhores condições às Sociedades Desportivas" e projetou os primeiro atos públicos.
"É posse, no próximo dia 16, na quarta-feira, às 17 horas, onde estão todos convidados para cá estar. Depois, faço questão de hoje estar presente no jogo entre o Vitória Sport Clube e o Gil Vicente. E vou tentar de tudo para amanhã estar no jogo entre Santa Clara e Sporting. E, depois, ainda antes de isso tudo, trabalhar com a minha equipa e planear as ações que temos rapidamente de executar", analisou que o ato eleitoral foi "uma resposta clara".
Reinaldo Teixeira manifestou, ainda, que o futebol será para todas as classes e que pretende "acrescentar valor e orgulho a todas as gerações". "Que todas as classes sociais, desde os meninos, às meninas, aos senhores, aos senhores, aos adultos, gostem tanto desta realidade. E nós, e hoje mais do que ontem, temos essa responsabilidade de aportar valores, aportar princípios, aportar, como há pouco disse, mensagens positivas que tanto o futebol merece", considerou.
E rematou deixando uma mensagem para os adeptos: "O que podem esperar é um compromisso de tudo fazer para conseguirmos que, cada vez mais, tenhamos melhor espetáculo, melhores experiências no estádio, melhores condições nas infraestruturas para os adeptos e tentarmos, com as Sociedades Desportivas, poder aportar mais gente nos jogos”.