O selecionador português, Renato Garrido, afirmou que pretende revalidar o título mundial conquistado há dois anos em Barcelona, mas atribui o favoritismo à Argentina, que joga em casa.
Corpo do artigo
O treinador, que falava na conferência de imprensa após a divulgação dos jogadores convocados, assume que a equipa das quinas é candidata à conquista do troféu no Mundial que se realiza em San Juan, na Argentina, de 6 a 13 de novembro.
"Vamos como campeões do mundo. No entanto, Portugal será sempre candidato em qualquer competição que participe. Sejam europeus ou mundiais. Sabemos que onde vamos jogar, San Juan, se respira hóquei, e por isso a Argentina é a grande favorita. Nós, entre outras seleções, somos fortes candidatos e vamos lutar para manter o título como conseguimos em Barcelona. Tudo faremos para representar Portugal da melhor maneira e dignificar o hóquei português", disse.
Questionado sobre a qualidade das seleções presentes, Renato Garrido coloca quatro em evidência, para além de Portugal.
"A França surge com uma seleção muito forte, com jogadores quase todos a jogar em Portugal e em Espanha. A Itália é sempre uma seleção a ter em conta. Espanha é candidata, mas a Argentina, pelo ambiente a seu favor, será a favorita", disse.
Da pré-convocatória, constituída por 13 elementos, Gonçalo Pinto (Benfica), Xano Edo (Valongo) e Álvaro Morais (OC Barcelos) acabaram por não serem selecionados.
Em relação ao último campeonato Europeu, que se realizou no ano passado em Paredes, Jorge Silva (Oliveirense) saiu dos eleitos tendo entrado para o seu lugar o avançado do Sporting João Souto, que se estreia pela Seleção A em grandes competições.
Eis os convocados para o Mundial:
Sporting: Ângelo Girão, Henrique Magalhães e João Souto
Benfica: Pedro Henriques e Diogo Rafael
FC Barcelona: Hélder Nunes e João Rodrigues
F. C. Porto: Telmo Pinto, Rafa e Gonçalo Alves