A Renault está de volta ao automobilismo nacional, com a organização, em 2024, de um troféu de ralis, o Clio Trophy Portugal, vocacionado para os muitos jovens pilotos que querem fazer carreira nos ralis. Terá como base o modelo Clio, desenvolvido de acordo com os regulamentos técnicos da categoria Rally5.
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O carro, com 180 cavalos de potência e 300 Nm de binário às 6.500 rpm, está equipado com caixa de velocidades sequencial, diferencial autoblocante e com um custo de aquisição que a Renault Portugal estima ser “sensivelmente um terço abaixo do de outras propostas do mesmo âmbito”.
Segundo a marca, a versão de asfalto custa 48.500 euros, chegando aos 52 mil com o kit de terra. Os custos em competição rondam entre os 12 a 15 euros por quilómetro, enquanto os de um R4 variam entre os 20 e os 25 euros e os de um R3 entre os 30 e os 35 euros por quilómetro.
O motor é o conhecido bloco 1.3 TCe comum a diversos modelos da gama Renault e Dacia, mas preparado de acordo com os regulamentos técnicos Rally5, utilizando um chassis herdado do modelo de série, enquanto a tração é feita às rodas dianteiras.
Modelo de sucesso
Os meses de desenvolvimento e os sucessos e níveis de fiabilidade revelados, nos últimos anos, em diferentes campeonatos e competições disputados na Europa e fora dela confirmam o Clio Rally5 como “a solução perfeita para quem quer dar os primeiros passos no desporto automóvel e com custos verdadeiramente contidos”.
Segundo a Renault, já foram entregues 820 unidades da versão de competição. “sendo que 25% correm em troféus monomarca disputados na Europa e todos preparados de acordo com os regulamentos R5”.
O Clio pode desdobrar-se em três versões distintas - Rally (para os ralis); RX (para as provas de Off-Road) e Cup (para as provas de pista) – que foram desenvolvidas com recurso a um banco de elementos mecânicos e eletrónicos comuns, mas adaptados, cada um deles, à especificidade de cada categoria. Ou seja, com o mesmo carro os pilotos podem trocar de disciplina, graças aos kits de conversão desenvolvidos.
Campeão nacional
Gonçalo Henriques, o recém-coroado campeão de Portugal de Ralis de 2RM (duas rodas motrizes), é o exemplo de que como o Clio pode ser o carro de entrada no mundo da competição.
O jovem piloto, com 25 anos, de Vila Nova de Poiares cresceu a ver as proezas de Jean Ragnotti, aos comandos dos Renault, mas também as do pai (José Henriques) ao volante de um Clio Williams, no Campeonato Regional de Ralis do Centro. E foi nesse carro que, em 2018, concretizou o sonho de participar num rali.
Em 2022 inscreveu-se no FPAK Júnior Team e venceu a iniciativa da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, lançada para apoiar e incentivar a carreira de jovens pilotos nos ralis
Gonçalo Henriques começou 2023 com o Clio Rally5, mas a apostar no “upgrade” para o “kit” Rally4, que lhe permitiu conquistar o título de campeão do CPR 2RM. numa competição marcada por uma extrema competitividade.
Os prémios e o calendário do Clio Trophy Portugal vão ser divulgados em breve, mas está confirmada a integração em ralis disputados em pisos de asfalto e de terra.
A Renault Portugal é a promotora do troféu, enquanto a Driveland Events, tem a responsabilidade da organização desportiva e de logística da iniciativa. A estrutura espanhola é, desde 2019, a promotora e distribuidora da Alpine Racing, para o Renault Group, em Espanha e Portugal.