
Faz na sexta-feira um ano que Frederico Varandas apresentou o novo técnico
Paulo Spranger /Global Imagens
SAD e técnico negoceiam ampliação do contrato até 2024, com aumento substancial do vencimento.
A SAD leonina e Rúben Amorim já iniciaram negociações para a renovação do atual contrato do treinador que termina em 2023, apurou o JN junto de fonte próxima do processo. Na mesa, de um dossiê que os leões desejam concluir antes do final da temporada, está a extensão da ligação por mais uma época (2024), melhoria do vencimento e a subida da cláusula de rescisão dos atuais 20 para 30 milhões de euros.
A ascensão meteórica do técnico e a fantástica época dos verde e brancos estão a despertar a curiosidade além fronteiras - Leeds e Leicester têm seguido o desempenho - e levam o clube de Alvalade a tentar "blindar" o responsável e a colocar-lhe um preço menos apetecível.
Nesse sentido, a sociedade terá de elevar o salário: de momento está na casa dos 2,5 milhões brutos por ano. Uma subida que, ao que apurámos, ultrapassará o teto salarial do plantel, que se fixa na casa dos três milhões de euros.
O leão investiu 12,1 milhões de euros na contratação ao Braga - falta pagar cerca de sete milhões, segundo o relatório e contas -, e tem previsto suportar em cerca de 9,5 milhões em salários (brutos) pelos três anos e meio da ligação que será agora ampliada e revista. Um bolo total significativo, mas que deverá gerar um retorno superior, logo na primeira época completa, com a provável conquista do título e apuramento para a Liga dos Campeões: encaixe mínimo a rondar os 25 milhões de euros.
Quase a cumprir um ano em Alvalade, data assinalada na sexta-feira, Rúben Amorim tem batido todos os recordes e mantém a formação invicta ao final da 21.ª jornada, dado inédito no clube.
Entrou em março de 2020 e realizou 11 jogos até final da época: seis vitórias, três empates e duas derrotas. Falhou a entrada direta na Liga Europa e também foi, já em 2020/21, eliminado na pré-eliminatória da mesma prova.
Venceu a Taça da Liga, caiu na Taça de Portugal e lidera a Liga com nove pontos de avanço sobre o Braga. Num percurso global de 40 duelos, venceu 29 (72,5%), empatou sete, perdeu quatro e deixou o leão bem encaminhado para uma história que não via há 20 anos.
Ecos
Paulinho de fora
Paulinho continua sem treinar e é, naturalmente, baixa para o duelo com o Santa Clara (20.45 horas), em Alvalade. À exceção do atleta, Rúben Amorim tem todo o plantel à disposição.
Santa Clara quer travar
Daniel Ramos, técnico dos açorianos, deseja travar o leão. "Vamos ver o quanto é possível dificultarmos o grande trajeto do Sporting e tentar conseguir aquilo que ninguém fez", admitiu o treinador sobre o líder ainda invicto na Liga.
