O antigo médio Ivan Hasek, de 60 anos, está de regresso ao cargo de selecionador da República Checa, adversária de Portugal na fase final do Euro 2024 de futebol.
Corpo do artigo
Hasek sucede a Jaroslav Silhavy, que se demitiu após garantir a qualificação para o próximo Europeu, que vai decorrer na Alemanha, e volta a comandar a seleção checa, tal como já tinha acontecido em 2009, na altura com uma breve passagem (fez apenas cinco jogos) e quando era também presidente da federação.
Como jogador, Hasek foi capitão da equipa da Checoslováquia que competiu na fase final do Campeonato do Mundo de 1990, em Itália, e, como treinador, o seu último cargo foi como selecionador do Líbano, em 2021.
O checo fez grande parte da sua carreira de técnico nos Emirados Árabes Unidos, tendo passado também pelo futebol francês e japonês.
Hasek assinou um contrato até novembro de 2025, período em que termina a fase de qualificação para o Mundial 2026, mas o vínculo será estendido por mais um ano caso consiga o apuramento.
A República Checa é rival de Portugal no Grupo F do Euro 2024, juntamente com a Turquia e o vencedor do play-off do grupo C (Cazaquistão, Grécia, Luxemburgo ou Geórgia). O jogo de estreia de Portugal será mesmo contra os checos, no dia 18 de junho, em Leipzig.