Mística tem de ser vivida para ser compreendida", salienta a coordenadora Felismina Pereira
Corpo do artigo
Na casa leixonense, o voleibol é sinónimo de prestígio e conquistas. Os matosinhenses estão no topo das equipas com mais títulos na formação e, ao JN, revelaram alguns dos segredos para a vasta coleção de vitórias e preservação de uma arte que lhes permite continuar a "servir a excelência" do voleibol português.
Felismina Pereira, coordenadora da formação, mais conhecida por "Nocas" no universo das manchetes e bloqueios, fala, com entusiasmo, numa "mística inerente ao Leixões que tem que ser vivida para depois poder ser compreendida". Esse é um dos objetivos principais de "Nocas" para transmitir a alma peixeira aos mais novos, porque "são estes jovens atletas que vão alimentar a equipa sénior durante os próximos anos". E, dessa forma, é apologista que os "bebés" assistam aos jogos dos mais velhos.
Outro truque passa por transmitir a mensagem aos mais novos, algo que tem o dedo dos treinadores que assumem a liderança nas respetivas secções: "Aqui, optamos pela integração de atletas da casa para ajudarem os mais novos no mini-vólei". Esta partilha e entreajuda entre os escalões vê-se em iniciativas onde os "seniores vão fazer dinâmicas e partilhar conhecimento com os mais jovens".
"Quem é de Matosinhos, gosta de praia e quem gosta de praia, gosta de voleibol", são estas as palavras de Filipe Oliveira, diretor da modalidade, para descrever a íntima relação entre Matosinhos e o voleibol.
O clube do Mar, para já, não sente a necessidade de promover várias iniciativas para cativar novos atletas, como por exemplo visitas às escolas, pois é preciso desenvolver as infra-estruturas primeiro. "Precisamos de mais espaço e condições para evoluir e acolher mais aspirantes", diz Filipe Oliveira.
A acompanhar a formação para todo o lado está Manuel Ferreira, sócio há quase 60 anos. O carismático adepto diz em tom de brincadeira que "nasceu no pavilhão". A mensagem de apoio e amor ao clube foi o que motivou Filipe Oliveira a aproximar este adepto de todos os intervenientes. "Toda a gente nesta casa conhece o senhor Manuel, até os mais pequeninos e isso é importante para criar um sentimento de pertença numa casa como a nossa", explica.
Bilhete de identidade
Nome: Leixões Sport Clube
Fundação: 28/11/1907
Atletas na formação: 400