Treinador irascível comanda o excitante Nápoles, que volta a ser candidato à conquista do “Scudetto”. Cultura de trabalho.
Corpo do artigo
É a cidade da pizza, Maradona e dos fanáticos da bola. Nápoles está de volta às primeiras páginas, agora sob o comando de Antonio Conte, liderando a liga italiana com mais quatro pontos que o Inter. Através de uma cultura de trabalho e seriedade, o clube reergueu-se do fracasso da época anterior, da perda de craques e da descrença dos jogadores, e parece estar destinado ao sucesso, liderado por um treinador temível, sobretudo nas primeiras épocas. Em 2021/22, as ruas de Nápoles voltaram a encher-se de adeptos em festa, a lembrar os bons tempos de Maradona.
Havia novo campeão em Itália, mas a saída de Spalletti levantou dúvidas quanto à repetição do sucesso. Em 2022/23, os napolitanos protagonizaram a pior defesa do título italiano, ficando a 41 pontos do campeão Inter e algumas das principais figuras como Di Lorenzo e Kvarastkhelia quiseram sair, com Osimhen a deixar mesmo o clube.Para a nova época era preciso trazer novamente a chama napolitana e é aí que entra António Conte. O treinador é conhecido por ser um mestre na primeira época, tendo sido campeão nas temporadas de estreia pela Juventus (2012) e Chelsea (2017). Não quis prometer muito, mas está a superar as expetativas. “O que posso prometer é seriedade. Vou transmitir a minha cultura de trabalho e mentalidade”, disse.