O Rio Ave "roubou", este domingo, provisoriamente o terceiro lugar da I Liga de futebol ao Sporting de Braga, na 11.ª jornada, cujas atenções estão centradas no dérbi entre Sporting e Benfica, a disputar na segunda-feira.
Corpo do artigo
Esticada por quatro dias, a ronda principiou na sexta-feira com o triunfo do Estoril-Praia frente ao Vitória de Setúbal por 3-0, e continuou no sábado com o líder FC Porto a vencer o Moreirense por 1-0, e a passar a pressão para o Benfica.
Já hoje, o nulo entre Rio Ave e Paços de Ferreira elevou a formação de Vila do Conde provisoriamente ao terceiro lugar, com um ponto de vantagem sobre o Sporting de Braga, que na segunda-feira visita a Académica.
No dérbi madeirense, o Marítimo levou a melhor, ao derrotar o Nacional por 2-0, o Beira-Mar deixou o último lugar com o triunfo em Barcelos frente ao Gil Vicente por 2-1 e o Vitória de Guimarães venceu em casa o Olhanense por 2-0.
Na segunda-feira vão ainda ser disputados dois jogos com influência direta na atual tabela classificativa entre o Sporting e o Benfica, em Alvalade, e a Académica e o Sporting de Braga, em Coimbra.
Para não deixar o FC Porto sem companhia na liderança da I Liga, o Benfica está obrigado a vencer os "leões", em Alvalade, numa partida que começou fora das quatro linhas com o desejo de adiamento por parte do Sporting devido ao atraso no jogo com o Videoton.
Os bracarenses necessitam de pontuar em Coimbra para regressarem ao terceiro lugar e ultrapassarem o Rio Ave, a atual sensação deste campeonato, num embate frente a uma equipa em queda, que está a dois pontos do último lugar.
No dérbi da Madeira, o Marítimo venceu o Nacional, por 2-0, com golos de Fidelis (47 minutos) e Sami (68), e o Beira-Mar foi vencer a Barcelos o Gil Vicente, por 2-1, passando a "lanterna vermelha" para o Moreirense.
Esta noite, o Vitória de Guimarães impôs-se ao Olhanense, por 2-0, com golos de Amido Baldé, aos 22 minutos, e André André, aos 63, numa partida em que o guarda-redes Douglas esteve em evidência ao defender uma grande penalidade.
Com este triunfo, o Vitória de Guimarães mantém-se colado ao Estoril-Praia, com os mesmos 15 pontos, e encurtou a diferença para o Paços de Ferreira (5.º), que é agora de apenas um.
A 11.ª ronda começou na sexta-feira com o triunfo do Estoril-Praia na receção ao Vitoria de Setúbal, por 3-0, com golos de Luís Leal (28 minutos), Evandro (53) e Jefferson (77).
Com este triunfo, o Estoril-Praia encurtou para um ponto a diferença que o separa do Paços de Ferreira (5.º), que conquistou com um empate a 0-0 um ponto na deslocação ao recinto do Rio Ave (3.º).
No sábado, o FC Porto recebeu e venceu o Moreirense, por 1-0, com um golo do colombiano Jackson Martinez, numa partida que assinalou o regresso às vitórias dos "dragões", após duas derrotas consecutivas.
O triunfo dos bicampeões nacionais no novo relvado do Dragão não sofreu contestação, embora o treinador do Moreirense, Jorge Casquilha, tenha considerado que ficou por marcar uma grande penalidade.
Cumprida a obrigação de somar os três pontos frente ao atual "lanterna vermelha" Moreirense, o FC Porto fica agora à espera do resultado do dérbi lisboeta para saber se fica isolado ou tem companhia no primeiro lugar.
O encontro de Alvalade acaba por não ter o esplendor de outras épocas mais recentes, muito por culpa dos 15 pontos que separam os rivais.