Esperados cerca de 800 participantes em representação de 50 clubes.
Corpo do artigo
A cidade de Mirandela vai acolher, pela primeira vez, o Campeonato Nacional de Fundo de Canoagem nos dias 22 e 23 de maio, organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem, em parceria com a Câmara Municipal de Mirandela e o Clube Fluvial local.
A realização da prova foi oficialmente aprovada, esta quinta-feira à tarde, por unanimidade, na reunião do executivo da câmara municipal. "É uma aposta no aproveitamento dos recursos naturais, nomeadamente o espelho de água e suas áreas envolventes, que trazem pela primeira vez à região do nordeste transmontano um evento de relevo desta modalidade desportiva sem qualquer impacto ambiental negativo", refere o vice-presidente do Município.
Também a nível económico, para Orlando Pires, a realização deste evento desportivo caracteriza-se como "uma importante alavanca para os setores da hotelaria, restauração e comércio local do concelho, dado que ficou estipulado que, durante os dois dias, todos os participantes vão ter de realizar as refeições confecionadas em vários restaurantes do concelho e ficar alojados nas unidades hoteleiras e nos alojamentos locais", adianta.
Este evento desportivo tinha sido adiado, em 2020, devido à crise pandémica e recebeu agora luz verde por parte da Direção Geral de Saúde (DGS), dado tratar-se de uma modalidade desportiva de baixo risco de transmissibilidade da covid-19.
A receção dos cerca de 800 atletas federados e das respetivas equipas técnicas, em representação de cerca de meia centena de clubes, "estará sujeita a um rigoroso plano de mitigação de transmissão do SARS-COV-2, que, a título de exemplo, contempla a criação de circuitos exclusivos de acesso, por clubes, às zonas de provas a instalar na zona verde do Parque Dr. José Gama", esclarece Orlando Pires.
O campeonato nacional de fundo é uma prova de canoagem onde os atletas percorrem a solo a distância de fundo, com extensões de 2000, 3000 e 5000 metros, consoante o escalão dos desportistas.
Neste tipo de competição, a largada é dada com a embarcação parada, com recurso a plataformas criadas para o efeito.