Hungria (Grupo A) e Croácia (B) são hipóteses, mas ainda não sabem se avançam para a fase a eliminar, tal como o terceiro classificado do Grupo C, por definir. Húngaros são os adversários mais prováveis.
Corpo do artigo
Para saber qual a seleção que vai defrontar no jogo dos oitavos de final do Europeu, a 1 de julho (20 horas), em Frankfurt, a seleção portuguesa pode ter de esperar pelo desfecho dos seis grupos da primeira fase e pela consequente definição dos quatro melhores terceiros classificados. Como vencedor do Grupo F, Portugal já sabe que irá defrontar o terceiro do Grupo A, B ou C, sendo necessário conhecer a combinação final dos quatro grupos com os melhores terceiros para encontrar o adversário.
Segundo os regulamentos, à entrada para a última jornada da fase de grupos existiam 15 combinações possíveis e tudo depende de quais forem os grupos com três seleções apuradas (ver infografia). Neste momento, com os grupos A e B definidos (Hungria e Croácia são os terceiros, com três e dois pontos), e sabendo-se que os grupos D e E terão o terceiro classificado, no mínimo, com três pontos somados, as combinações possíveis já só são seis.
A equipa das quinas defrontará o terceiro classificado do Grupo C (Inglaterra, Dinamarca, Eslovénia ou Sérvia) se a combinação dos quatro melhores terceiros for dos grupos C, D, E, F. Jogará com o terceiro do Grupo B (Croácia) se essa combinação for dos grupos A, B, D e E. Nesta altura, o mais provável é que Portugal defronte o terceiro do Grupo A (Hungria), cenário que se consumará com uma das outras quatro combinações possíveis (por exemplo, A, C, D, E)
Sendo certo que a seleção lusa não irá defrontar o terceiro classificado dos grupos D, E ou F, Portugal poderá ter de aguardar pelo fim do jogo de quarta-feira com a Geórgia e do Chéquia-Turquia (ambos com início às 20 horas), para conhecer o rival da primeira ronda a eliminar. Caso o grupo C, que fecha esta terça-feira à noite, termine com uma seleção com apenas dois pontos no terceiro lugar, mas com uma diferença de golos melhor do que a Croácia (dois pontos e 3-6 em golos marcados e sofridos), então os croatas serão eliminados e ficará logo definido que o rival luso será a Hungria.